03/05/2011 - 15:49

Zona Oeste terá quatro novos juizados especiais federais

04/04/2011 - Os moradores da Zona Oeste e dos municípios de Itaguaí e Seropédica já podem comemorar. A partir de agora, eles terão acesso facilitado aos serviços da Justiça Federal. A região passará a contar com quatro dos nove juizados especiais federais que serão inaugurados no estado até o ano de 2014. A medida foi assinada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Paulo Espírito Santo.

Quatro juizados serão instalados no bairro de Campo Grande e outros dois em Santa Cruz. Esta é a primeira vez que a Justiça Federal da 2ª Região realiza um projeto de regionalização de suas unidades dentro de um grande centro urbano. Com a inauguração dessas novas instalações, os moradores da Zona Oeste e dos dois municípios, que fazem divisa com a região, não irão mais precisar se deslocar até o centro da cidade do Rio para resolver questões processuais. Eles também poderão resolver em seus próprios bairros (ou municípios) qualquer questão sobre benefícios previdenciários do INSS.

A iniciativa tem o objetivo de tornar a Justiça Federal e os juizados presentes em locais onde há um grande número de pessoas carentes.

"O poder público tem que olhar pra essas pessoas, mas o que vê é que elas são preteridas pelas instituições de que mais precisam. Todos sabemos como é difícil pleitear administrativamente um benefício do INSS, por exemplo", afirmou o desembargador, durante a instalação da 3ª vara Federal de São Gonçalo, em dezembro do ano passado.