25/02/2016 - 11:30 | última atualização em 29/02/2016 - 16:18

Zika vírus: Campanha lançada pela Caarj tem adesão nacional

Frente à epidemia do vírus Zika, que tem deixado nos últimos meses os órgãos de saúde em alerta, além de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya, a Caarj organizou um movimento de prevenção, que será lançado no dia 5 de março. Chamado de Advocacia unida contra o Zika: para ele não tem defesa, o programa já teve adesão das caixas de assistência de todas as seccionais, além do Conselho Federal, e de mais de 40 subseções do estado.

O lançamento contará com eventos simultâneos em todos os locais que aderiram à iniciativa. No Rio, está marcada uma panfletagem com folhetos explicativos sobre prevenção na Praia do Flamengo. No Carnaval, a campanha já tinha sido lançada, de forma não oficial, em uma parceria com o bloco Escangalha, que tocou uma marchinha carnavalesca sobre o tema.

Presidente da Caarj, Marcello Oliveira reforça a importância da união de forças pela causa. "O tema da campanha contra o Zika tem apelo nacional. Por isso, recebemos muitas adesões. Assim como em outros segmentos da sociedade, há um sentimento de que a advocacia, com sua grande rede de atendimento, pode e deve ser parte da solução do problema", declara.

À frente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad) e presidente da Caixa do Distrito Federal, Ricardo Peres reforçou que a iniciativa da Caarj mostrou a necessidade do engajamento da advocacia contra uma doença que se tornou uma ameaça nacional. “Este é um problema sério, e todas as Caixas estão envolvidas, cada uma no seu estado, para poder diminuir a incidência desta epidemia. Serão desenvolvidas ações, movimentos para o envolvimento também das famílias dos colegas”, explica Ricardo, acrescentando: “Tudo o que pudermos fazer pela saúde do advogado e de suas famílias, faremos. E sempre que possível, faremos também pela sociedade. Não se trata de altruísmo, e sim de responsabilidade”.

A iniciativa foi bem recebida nos estados. Presidente da Caixa de Assistência de Goiás, Rodolfo Otávio Mota ressalta que o mote da campanha deve ser o de mostrar que todos devem participar das ações de prevenção. "Hoje o Zika vírus é a principal preocupação não só do Brasil mas da América. O combate ao mosquito é uma ação básica e a Caixa de Assistência, que faz um trabalho consolidado e de uma importância inquestionável para a categoria e também para a sociedade, pode e deve ajudar a alertar, comunicar, subsidiar ações como esta e mostrar que a prevenção começa em casa, evitando locais onde o mosquito se reproduz”, aponta.

Prevenção

As larvas do mosquito Aeges aegypti, transmissor do vírus Zika, geralmente nascem e se proliferam em água limpa e parada. Por isso é tão importante que a população colabore, com medidas como:
  • Evitar acúmulo de água em recipientes abertos, como pneus, plantas, garrafas e copos;
  • Não deixar caixas d´água e cisternas sem tampa;
  • Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas;
  • Limpar as calhas e canos regularmente, assim como piscinas e lagos caseiros.