01/03/2012 - 17:13

Para Wadih, votação indireta na OAB é anacronismo

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, manifestou apoio ao projeto de lei 2916/2011 que propõe eleições diretas para o Conselho Federal da OAB. "A OAB é um dos únicos conselhos profissionais que têm eleição indireta para sua direção nacional. Num momento em que são exigidas, cada vez, transparência e democracia das instituições, essa realidade chega a ser anacrônica".

Atualmente, a votação é secreta, sendo considerada eleita a chapa que obtém maioria simples dos votos dos conselheiros federais. Com exceção do candidato a presidente, os demais integrantes da chapa devem hoje ser conselheiros federais eleitos.

Pela proposta, a chapa deverá ser composta por candidatos a todos os cargos de diretoria e por dois advogados com inscrição principal em cada estado. O projeto deixa claro na lei que também os conselheiros federais - integrantes das delegações de cada estado - serão eleitos pelo voto direto dos advogados inscritos na OAB.

"Não podemos seguir o exemplo de federações e confederações esportivas que têm há décadas os mesmos grupos encastelados no poder", argumentou Wadih.