18/09/2013 - 14:58 | última atualização em 18/09/2013 - 17:08

Wadih toma posse na Comissão Nacional de Direitos Humanos

O presidente da Comissão da Estadual da Verdade do Rio, Wadih Damous, tomou posse, nesta terça-feira, dia 17, da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH). Participaram da solenidade, realizada em Brasília, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, e os presidentes do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado, e da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

Wadih afirmou que a Comissão tem o compromisso de honrar o trabalho de grandes juristas que lutaram pelos direitos humanos, como Sobral Pinto. "Vamos trabalhar em conjunto com as Comissões das seccionais da OAB e com entidades da sociedade civil que estão ligadas diretamente ou indiretamente aos direitos humanos", explicou.

Já Maria do Rosário destacou que a força de mobilização da OAB, junto com outras entidades da sociedade civil, colaborou para o renascimento do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), criado há quase 50 anos pelo ex-presidente João Goulart. Marcus Vinicius destacou que o grupo vai atuar, também, na busca de soluções para o sistema carcerário brasileiro, incluindo a questão acerca dos manicômios judiciais.