25/08/2009 - 16:06

Wadih participa de ato para pedir caravana em Niterói

Do jornal O Fluminense

25/08/2009 - O ato público em defesa da passagem da caravana da anistia por Niterói, reuniu, na manha de ontem, cerca de 100 pessoas no plenário da Câmara Municipal, segundo cálculos dos organizadores. O evento foi presidido pelo vereador Felipe Peixoto (PDT) e teve como membros da mesa: o presidente do Fórum da Anistia, Benedito Santos, o integrante do fórum da Anistia Niterói/São Gonçalo, Ivan Duarte, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, (OAB-RJ), Waldih Damous, o advogado do Fórum da Anistia, José Goes, o diretor da subseção da OAB Niterói, Fernando Dias, e o ex-deputado federal, Edésio da Cruz Nunes, entre outros. Ao fazer sua justificativa sobre o ato, o advogado, José Goes, disse que a iniciativa era homenagear todos aqueles combativos, trabalhadores e pessoas do povo que sofreram as consequências da ditadura.

"Uma das finalidades desse ato é trazer ao conhecimento de todos que Niterói ainda não foi brindada com essa comissão, nosso objetivo é nesse sentido encaminhar pedidos a comissão em Brasília para que ela possa dar um posicionamento global aos processos de anistia", defendeu Goes.

O anistiado político Ivan Duarte prestou homenagem póstuma a todos os que em vida lutaram pela democracia plena, pela anistia e contra a ditadura, durante o evento. "Não é justo que Niterói, que foi o templo de resistência da ditadura e foi o centro de luta pela liberdade democrática, esteja excluída da Caravana. A Caravana já esteve no Rio, aliás, a única a sediar a caravana da anistia foi a OAB do Rio de Janeiro, mas eu quero ver a Caravana aqui em Niterói e estou me comprometendo a ajudar vocês", defendeu Waldih Damous.

Na avaliação do vereador Felipe Peixoto foi muito importantea realização do ato. O parlamentar argumentou que essa é uma parte da história que todos deveriam saber.

"Eu quero dizer que quando a gente se propõe a escutar um pouquinho, a gente tem

Uma verdadeira aula de História

E importante para essa juventude que hoje começa a ocupar espaços políticos importantes, o conhecimento sobre esse fato no nosso País. Eu tenho certeza que nessa Câmara fica o registro importante da nossa história e eu espero que esse ato de hoje possa ajudar na vinda da Caravana para Niterói, e eu gostaria muito de contribuir com isso", afirma Peixoto.