06/11/2008 - 16:06

Wadih oficia ao governador manifestando preocupação com situação na Justiça

Da redação da Tribuna do Advogado

06/11/2008 - Devido à situação caótica que se instaurou na Justiça a partir da greve dos serventuários, que já dura dois meses, e diante da intransigência das partes, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, nesta quinta-feira, dia 6, enviou ofício ao governador Sérgio Cabral manifestando a preocupação da Ordem com o quadro. Não há previsão para que o impasse seja resolvido, uma vez que a Assembléia Legislativa (Alerj) retirou de pauta o projeto de lei que reajusta os vencimentos dos servidores.

Leia abaixo a íntegra do ofício.

Ao Sr. Sérgio Cabral Filho
Digníssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro

Senhor Governador,

Dirigimo-nos a Vossa Excelência para manifestar nossa profunda preocupação diante da continuação da greve dos serventuários da Justiça, já em seu segundo mês. Como é de conhecimento de Vossa Excelência o substitutivo ao projeto de lei que reajustava os vencimentos daqueles servidores foi ontem retirado de pauta na Assembléia Legislativa, não havendo qualquer perspectiva de solução à vista para o impasse.

É inadmissível que um serviço público essencial - como a Justiça - esteja paralisado há mais de 40 dias sem que as partes envolvidas demonstrem sensibilidade em relação ao que está acontecendo.

Assim, já nos dirigimos aos servidores - cujas reivindicações consideramos justas - pedindo que o corporativismo não se sobreponha a um mínimo de compromisso com a sociedade, chamando a atenção para a tragédia que está ocorrendo.

Do Tribunal de Justiça, condenamos o imobilismo e a omissão, solicitando espírito público diante de um problema de tal magnitude.

A Vossa Excelência renovamos o pedido já feito para que se sensibilize e busque também uma solução para o impasse.

A situação é por demais grave para que cada uma das partes envolvidas deixe prevalecer interesses particulares ou corporativos, sem se sensibilizar para o drama de dezenas de milhares de pessoas.

Como dissemos em nota publicada hoje num veículo da grande imprensa, é hora de que as partes demonstrem espírito público.

Este é o nosso apelo.

Renovo a Vossa Excelência expressões de apreço e consideração.

Wadih Damous
Presidente da Ordem dos Advogado do Brasil no Rio de Janeiro