21/05/2012 - 09:47

COMPARTILHE

Wadih defende PL que dá a ponte Rio-Niterói nome de Betinho

Jornal do Brasil Online e redação da Tribuna do Advogado

"Um marco histórico, um legado à cidadania, à democracia com justiça social e ao resgate da verdade e da memória”. Assim o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, classificou o projeto de lei (PL) de autoria do deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) que dá à ponte Rio-Niterói o nome do sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, substituindo o nome atual - Presidente Costa e Silva.
 
Imagem cedida à OAB/RJ pelo Instituto HenfilPara Wadih, a mudança proposta pelo PL 3388/2012 é fundamental dentro do contexto da instalação da Comissão da Verdade, como mais uma forma de "passar a limpo muitos aspectos da história recente do país". "Sem revanchismos", acrescentou, "mas com senso de justiça e de verdade conosco mesmos, nossos filhos e netos". 
 
"Costa e Silva lembra o período da ditadura. Lembra o período mais obscuro da história do Brasil. Betinho lembra liberdade e solidariedade, esperança para o Brasil", sublinhou lembrando que Costa e Silva foi um dos artífices do golpe militar, presidindo o país entre 1967 e 1969, período em que foi decretado o Ato Institucional nº 5 (AI-5). 
 
A escolha do nome de Betinho, segundo texto do projeto, deve-se à sua luta pelos direitos humanos no período ditatorial, e pela sua condição de símbolo dos exilados e da anistia.
 
Abrir WhatsApp