12/03/2010 - 16:06

Para Wadih, Constituição foi desprezada no caso dos royalties do petróleo

Para Wadih, Constituição foi desprezada no caso dos royalties do petróleo

Do site do Conselho Federal

12/03/2010 - "A Constituição Federal foi vilipendiada, o Estado do Rio de Janeiro foi agredido e o povo do Rio, desrespeitado". Assim reagiu o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, sobre a aprovação da Emenda 387/09, do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que estabelece que o dinheiro arrecadado com a cobrança de royalties decorrentes da produção de petróleo será dividida de forma igualitária entre todos os Estados e municípios e não exclusivamente entre os produtores.

A medida representa uma forte perda de recursos para o Rio de Janeiro. "Foi uma votação lamentável. Esperamos que o presidente Lula não sancione esse projeto. Caso isso não ocorra, a OAB terá que recorrer ao Poder Judiciário", afirmou Wadih.

Na avaliação do presidente da OAB fluminense, a emenda Ibsen é absolutamente inconstitucional. Fere dispositivos da Constituição na medida em que não observa o princípio da compensação, repassada em forma de royalties aos Estados e municípios produtores de petróleo por conta dos altos impactos sócio-ambientais advindos da exploração. "Esse dinheiro dos royalties é destinado à infra-estrutura e ao desenvolvimento sócio-econômico dos Estados e municípios produtores do Rio. Daí o flagrante desrespeito ao nosso Estado".

Segundo Wadih, a violação dos dispositivos constitucionais ocorre também porque a emenda trata igualmente os Estados e municípios produtores de petróleo e aqueles que não produzem. "Os royalties são devidos por conta de compensação pela exploração do petróleo e isso está expressamente descrito no texto constitucional, Carta que esse projeto, com substitutivo do deputado Ibsen Pinheiro, desrespeita".

• Zveiter confirma ida à passeata contra emenda Ibsen
    16/03/2010 >>>>
  • OAB/RJ em defesa do Rio e da justiça
    15/03/2010 >>>>