30/09/2009 - 16:06

Wadih apoia jornada de 8 horas no Judiciário

Da assessoria de imprensa da OAB/RJ

30/09/2009 - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous, considerou "justa" a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinando o cumprimento de jornada de trabalho de oito horas diárias no Judiciário. Mas, para Wadih, "é preciso também atenção aos horários de atendimento ao público, para que se possa dar mais celeridade à tramitação dos processos."

"Há estados, como a Bahia, onde o atendimento ao público e aos advogados está restrito a cinco horas diárias, e este é outro fator da morosidade do Judiciário", lembrou o presidente da seção fluminense da Ordem. No Rio, os tribunais atendem por sete horas, um período razoável, segundo Wadih. "O CNJ fez bem uniformizando a jornada de trabalho em todo o país, e será importante que isso seja feito também em relação ao horário de atendimento", disse.

Pela regra baixada pelo CNJ, os tribunais que ainda adotam a jornada de seis horas de trabalho para os serventuários terão que se adaptar. Com a resolução nº 88, o Conselho considerou a necessidade de reduzir gastos com horas extras, que agora serão contadas a partir da nona hora trabalhada. Os tribunais estaduais gastam, em média, 90% do orçamento para custear a folha de pagamento, segundo estimativas do CNJ, e isso vem prejudicando o investimento em outras áreas, como melhorias das instalações e do atendimento ao público.

Leia
aqui a resolução do CNJ.