01/08/2012 - 12:08

Wadih abre OABExpo 2012 e anuncia cursos telepresenciais

O lançamento dos primeiros cursos telepresenciais da Escola Superior de Advocacia (ESA) foi anunciado pelo presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, na abertura da OABExpo 2012, nesta quarta-feira, 1, como “um marco no sentido de fazer com que a Seccional seja, cada vez mais, uma entidade presente no dia a dia dos advogados, encurtando as distâncias entre os colegas da capital e os do interior”. A transmissão experimental acontecerá nesta sexta-fera, dia 3, e tem como tema os dez anos do Código Civil.

Ao abrir a série de palestras que se realizam nesses três dias, abordando de forma aprofundada os dez anos do Código, as práticas da advocacia e o novo Código de Processo Civil (CPC) em discussão no Legislativo, Wadih destacou também a importância da realização da OABExpo.

“Este ano em especial, quando a Ordem completa 80 anos, é preciso enfatizar a necessidade e o acontecimento de eventos como esse, que mostram nossa preocupação permanente de proporcionar à advocacia instrumentos que visem à nossa formação técnica e ao aprimoramento profissional”.

O diretor-geral da ESA, Renan Aguiar, disse que “a construção da educação à distância para os advogados talvez seja a maior conquista da escola nesses 20 anos de sua existência”, e agradeceu o apoio das direções da Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados (Caarj) para a concretização da oferta de cursos telepresenciais, com início previsto neste semestre.

A primeira mesa da OABExpo abordou o anteprojeto do novo Código de Processo Civil em tramitação no Congresso Nacional. O professor e procurador-geral da Seccional, Ronaldo Cramer, falou sobre Recursos e as mudanças propostas. Antes de iniciar sua palestra, Cramer salientou a contribuição efetiva da Seccional na elaboração do futuro CPC, por ele representada na comissão do Conselho Federal que trabalhou no texto entregue ao Congresso.

O professor e subprocurador-geral Guilherme Peres abordou questões sobre Tutelas de urgência e de evidência, e o professor Bruno Garcia Redondo tratou do tema Incidente de resolução e de demandas repetitivas.

O evento, que lotou auditório e estandes na OAB/RJ, segue com palestras gratuitas até a sexta-feira, dia 3.