19/10/2015 - 15:01 | última atualização em 19/10/2015 - 15:45

Veja como ajustar seu certificado digital ao horário de verão

redação da Tribuna do Advogado e Certisign

Com a entrada em vigor do horário brasileiro de verão, neste domingo, dia 18, , os relógios de Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, precisaram ser adiantados em uma hora.

Para garantir o funcionamento dos certificados digitais, a empresa Certisign - responsável pelo oferecimento do serviço - informa que o horário deverá ser ajustado também no relógio do Microsoft Windows.

Segundo a Certisign, a diferença entre o Windows e o horário brasileiro de verão gera uma discrepância entre a atualização da LCR (Lista de Certificados Revogados), que é realizada de hora em hora, e a máquina do usuário. Essa diferença faz com que o Windows informe incorretamente, por meio de um alerta de segurança, que o Certificado Digital foi revogado.

Por isso, é recomendável efetuar o procedimento corretivo indicado pela Microsoft por meio do "Windows Update", assim como a instalação do hotfix de agosto de 2013 (KB2863058)".

MacOS e Linux

Ainda de acordo com as instruções fornecidas pela empresa, nos casos de usuários do sistema MacOS, as versões Leopard (10.5), Snow Leopard (10.6.) e Lion (10.7) têm atualização automática do horário de verão. Já as versões anteriores necessitam de ajuste manual. No item "Preferências de Data e Hora", desative a opção "Ajustar Data e Hora Automaticamente" para realizar esta alteração.

Para aqueles que utilizam o Linux, também será necessário ajustar manualmente nas propriedades de "Data e Hora".