18/03/2013 - 14:06 | última atualização em 18/03/2013 - 14:09

COMPARTILHE

Vara do Trabalho de Resende recebe visita de grupo correicional

redação da Tribuna do Advogado

O Grupo de Apoio Correicional às Varas do Trabalho (Graco) iniciou nesta segunda-feira, dia 18, suas atividades na Vara Única de Resende. De acordo com o presidente da 18ª Subseção, Samuel Carreiro, o trabalho do Graco ficará concentrado à divisão do acervo que irá para a 2ª Vara do Trabalho, a ser inaugurada em abril.
 
O acervo será dividido pela metade e a nova vara já começa seus trabalhos com 6.500 processos. É um número alto
Samuel Carreiro
presidente da 18ª Subseção
Para Carreiro, a instalação da 2ª Vara é tardia, considerando que a cidade soma 13 mil processos trabalhistas, concentrados, atualmente, em uma única serventia. "O acervo será dividido pela metade e a nova vara já começa seus trabalhos com 6.500 processos. É um número alto, por conta da demora do Congresso para a criação da 2ª Vara. Somos a comarca do interior com o maior acervo de processos trabalhistas no estado", apontou.
 
Vinculado à Diretoria do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Grupo de Apoio Correicional tem por finalidade prestar auxílio às Varas do Trabalho que apresentam problemas de atraso nos andamentos processuais e em eventos excepcionais e transitórios. 
 
Em 2010, Resende já tinha recebido o apoio do Graco na tentativa de restabelecer as atividades da Secretaria da Vara Única e colocar em dia o processamento das 12 mil ações acumuladas. Na época, a 18ª Subseção consultou os advogados para identificar os principais problemas enfrentados na unidade. A lista de reclamações foi entregue à equipe do Graco.
Abrir WhatsApp