21/11/2011 - 11:11

COMPARTILHE

UPP: emenda pode garantir uma unidade em Niterói

O Fluminense

A instalaçãodeuma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em Niterói, já con firmada pelo governo do estado, acaba de ganhar mais um incentivo. O deputado federal Chico D'Angelo (PT) anunciou que apresentará nesta semana uma emenda ao orçamento da União para 2012, destinando R$ 1 milhão para investimento na instalacão de uma UPP no município. O parlamentar explica que o recurso destinado não poderá ser utilizado para outra finalidade. Segundo D'Angelo, é o que se costuma classificar de "verba carimbada"

O deputado explica que em março deste ano teve uma reunião com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, da qual também participaram o presidente da Câmara de Niterói, Paulo Bagueira, e outros vereadores do município.

O objetivo do encontro foi expor a necessidade de instalar uma UPP na cidade. O pedido, segundo o parlamentar, foi feito depois de várias queixas da população de que a criminalidade no município teria aumentado devido à migração de bandidos vindos de áreas na capital onde já existem UPPs.

"O secretário falou, na ocasião, que depois do sucesso das UPPs na capital, vários municípios estavam fazendo essa solicitação. Mas ele falou também que não podia estabelecer nenhum tipo de data para a instalação de uma provável UPP em Niterói e que nós tínhamos que entender que ele estava trabalhando com limites orçamentários", lembra D'Angelo.

Ele contou que, a partir da reunião, encontrou uma forma de ajudar a concretizar a proposta: uma emenda ao orçamento.

"Todos os anos envio emendas destinando recursos para a saúde, educação e cultura para os municípios de Niterói e São Gonçalo. Porém, vi a necessidade do município nessa questão e a importãncia do assunto e resolvi destinar a verba de RS 1 milhão para a segurança do município". A verba seria para ajudar na instalação da UPP. No entanto, caso a Secretaria de Segurança Pública já conte em seu orcamento com recurso para este fim, o dinheiro continuará sendo destinado à unidade, desta vez, sob a forma de aparelhamento da UPP.

A verba, então, servirá para adquirir veículos (patrulhas), equipamentos e para obras de infraestrutura, por exemplo.

"Vou deixar essa margem de manobra para o secretário Beltrame, de modo que ele tenha liberdade para mexer nos recursos caso haja algum fundo para as UPPs. Mas acredito que ainda não tenha nada nesse sentido. Tenho certeza de que o dinheiro será Marcio Oliveira Morro do Estado, no Centro, está entre as comunidades cotadas para receber a UPP suficiente para a instalação de uma ou até duas Unidades de Polícia Pacificadora em Niterói", calcula o parlamentar.

D'Angelo também afirmou que na emenda a ser encaminhada não haverá indicacão de um local específico para que a UPP seja instalada. Segundo ele, essa avaliação deverá ser da Secretaria de Segurança Pública, que já fez estudos na região e sabe o que o murncipio precisa.

"Se indicasse algum local Beltrame ficaria "engessado para agir em Niterói. Estou convicto de que uma UPP é exatamente o que Niterói precisa e que vai atender ao apelo da população", concluiu.

Abrir WhatsApp