03/08/2015 - 11:35

COMPARTILHE

União lança plano para reduzir homicídios

jornal O Globo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, anunciaram ontem diretrizes traçadas com estados e organizações sociais que resultarão, em setembro, na publicação do Pacto Nacional de Redução de Homicídios. Cardozo informou que a meta é reduzir em 5% a taxa anual de homicídios no país. O anúncio foi feito no encerramento do 9R Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, promovido no Rio pela Ordem dos Advogados do Brasil.
 
O pacto entre União e estados estabelece responsabilidades, medidas de segurança e ações sociais. Cardozo destacou que o plano terá objetivos e recursos distintos para algumas cidades, como o Rio. "A cidade apresentou bons resultados na Copa do Mundo, e isso foi resultado da integração entre os poderes, como a implementada no Centro Integrado de Comando e Controle."
 
Regina Mikki lembrou que jovens pobres e negros são as maiores vítimas de homicídios nos estados com mais de cem mil habitantes, e disse que é necessário intensificar ações para mudar esse quadro. O secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, também participou do evento e ressaltou a importância de uma aproximação maior entre os setores de direitos humanos e as instituições responsáveis pela segurança pública: "Qualquer plano para reduzir a taxa de homicídios sem a devida integração desses órgãos irá fracassar. Precisamos ainda de uma atenção maior, por parte do Legislativo de cada estado, para ações de desarmamento."
Abrir WhatsApp