22/02/2019 - 18:13 | última atualização em 22/02/2019 - 18:46

Último dia de colégio começa com apresentação da Caarj

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Clara Passi
O terceiro e último dia do I Colégio de Presidentes de Subseção do triênio 2019/2021 começou com a apresentação dos novos convênios da Caarj e a forma como essas parcerias envolverão os mandatários das unidades da Ordem.
Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

O painel que atravessou toda a manhã desta sexta-feira, dia 22, teve intensa participação dos presidentes, que puderam tirar dúvidas, contribuir com sugestões à nova diretoria da Caixa e colocar seus pontos de vista livremente durante as exposições dos novos parceiros: a academia Smartfit, que dará desconto na mensalidade a advogados nas academias de ginástica da rede em todo estado, e uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, que vai unificar os convênios de todo o estado, inclusive os específicos de cada subseção. A ferramenta trará um programa de fidelidade em que o advogado terá desconto em estabelecimentos comerciais e ganhará créditos que serão revertidos em abatimento na anuidade.  O projeto está na fase inicial.

O novo responsável pelo eixo Saúde da Caarj, o conselheiro da OAB Barra e presidente da Comissão de Direito Médico, Renato Battaglia, falou sobre parcerias com clínicas populares e laboratórios.  Já a vice-presidente da Caixa, Marisa Gaudio, e a coordenadora do eixo de Assistência, Lígia Calado, falaram, entre outros pontos, sobre a continuidade do Projeto Nascer, que dá isenção de anuidade para a advogada gestante. O secretário-geral da Caarj, Mauro Ferreira dos Santos, detalhou como será o acolhimento aos advogados hipossuficientes, o que incluiu assistência funerária.
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar

Marisa também apresentou as campanhas criadas para o carnaval: “Meu corpo não é sua folia” e “Já era grave, agora é crime”, voltada para conscientização sobre o assédio sexual.  Na ocasião, a equipe de comunicação da Caixa apresentou a nova identidade visual da entidade.  O procurador da Caarj, Romualdo Mendes, contou que a partir de agora, os processos da Caixa serão internalizados, o que gerará economia.  A mesa do evento também foi composta pelo presidente da Caarj, Ricardo Menezes, o tesoureiro, Fred Mendes,  o diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Fábio Nogueira, e o secretário-adjunto da Caarj, André do Espírito Santo.

Fábio abordou formas de contornar a inadimplência da anuidade que envolvam os mandatários. “Os próprios presidentes podem solicitar uma lista à Seccional e ligar para os inscritos para firmar acordos. O contingente cresceu muito com a crise”.
Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar

Fred saudou a compreensão dos presidentes em relação às duras medidas de austeridade financeira que precisaram ser impingidas nas sedes. A gestão que acaba de assumir, disse ele, trabalhará premida pelo Provimento 185/2018 do Conselho Federal, que dispõe sobre a responsabilidade fiscais  das Seccionais e subseções, e pela possível obrigação de submeter as contas ao Tribunal de Conta da União .

“Fizemos cortes da ordem de 78%. Essa readequação da máquina vai gerar uma economia de R$ 230 mil por mês. Isso será revertido em benefícios melhores. Hoje, estão defasados ”, estimou Fred.