09/12/2015 - 12:25 | última atualização em 15/12/2015 - 11:23

COMPARTILHE

Uber será tema de palestra na Seccional

redação da Tribuna do Advogado

Em funcionamento no Brasil desde junho de 2014, o aplicativo Uber, que promete um serviço de motorista particular com preços mais acessíveis, é um modelo de negócio que vem causando polêmica, principalmente pela concorrência com os taxis comuns e por não haver regulamentação. Para estudar esse novo modelo de negócio, as comissões de Direito dos Transportes (CDT) e de Direito Cooperativo (CEDC) vão promover na terça-feira, dia 15, o evento Uber: Estado, democracia e regulação.
 
Segundo o presidente da CEDC, Ronaldo Gáudio, o evento será acadêmico e os dois professores convidados para a palestra, Lenio Streck e Flavio Amaral Garcia, vão analisar o modelo de negócio do Uber e qual seu enquadramento jurídico. “A tecnologia está criando novos modelos de negócios cooperativos. O Uber é um deles, mas também temos o Lyft, o OCab e o BlaBlaCar, apenas citando os do ramo dos transportes. O modelo de negócio baseado em cooperação econômica sempre existiu, com as cooperativas, mas o que estamos vendo hoje é a tecnologia sendo base para esse modelo cooperativo. Precisamos analisar a tendência e o Uber é essa tendência”, explica.

A palestra será realizada na sede da Seccional, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar, com início marcado para 9h30. As inscrições podem ser feitas pelos e-mails: [email protected] e [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp