23/10/2012 - 17:11 | última atualização em 24/10/2012 - 15:58

TV OAB/RJ reprisa programa sobre reprovações em Exame de Ordem

O programa Direito em debate sobre o alto índice de reprovação no Exame de Ordem, que foi ao ar em 18 de setembro, foi reprisado nesta terça-feira, dia 23, na Rede Vida, às 21h. Para falar sobre o assunto foram convidados o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, e o presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/RJ, Mauro Abdon Gabriel.

É um mal necessário por conta da mercantilização do ensino jurídico no país
Wadih Damous
presidente da OAB/RJ

Durante a abertura do programa, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous reafirmou a necessidade do Exame. "É um mal necessário por conta da mercantilização do ensino jurídico no país", afirmou.

Felipe demonstrou preocupação com a atual situação. "É preciso olhar o alto índice de reprovação como uma luz amarela em relação ao nosso modelo de ensino", disse. Segundo ele é preciso colocar em pauta uma saída para os reprovados no exame. "A nossa ideia é discutir a figura do paralegal, que já existe em outros países", explicou.

A seleção pelo mercado, tese defendida por muitos que apoiam o fim do exame, é considerada equivocada por Abdon. "É uma visão que não faz sentido. Até que a triagem fosse feita, a profissão já teria sido prejudicada", declarou.

Os perigos que o mau profissional pode causar foram lembrados por Marcello. "Alguns dizem que negligências de advogados causariam menos danos ao cidadão, o que é uma falácia. Lidamos com patrimônio, saúde e vida de nossos clientes. Nosso trabalho é fundamental à sociedade", disse.