04/06/2012 - 14:35

COMPARTILHE

TRT tem nova biblioteca digital

da assessoria de imprensa do TRT e da redação da Tribuna do Advogado

Consultar num único local conteúdos que antes estavam espalhados pelo Portal do TRT/RJ: súmulas, acórdãos, pareceres, atos, resoluções, portarias, provimentos, entre outras espécies de atos normativos editados pelo Tribunal. É o que oferece a nova Biblioteca Digital do TRT da 1ª Região (BDTRT Rio), lançada oficialmente na Sessão Ordinária do Pleno do dia 17 de maio. A ferramenta de pesquisa está disponível para consulta no Portal do Regional.
 
Facilitar a divulgação dos atos normativos e servir como eficiente meio de pesquisa jurisprudencial são alguns dos objetivos do serviço, que também armazena melhor o acervo de acórdãos do Tribunal, já que o formato digital é mais duradouro e seguro que o suporte papel.
 
Falando em acórdãos, a nova blibioteca passa a reunir duas realidades: disponibiliza para consulta tanto os que já "nasceram" digitais - em torno de 220 mil, produzidos no Sistema de Acompanhamento de Processos (SAPWEB) a partir de 2008 – quanto aqueles antigos arquivados em papel, que estão sendo digitalizados. Nessa primeira etapa de digitalização, o público vai ter acesso a cerca de 140 mil acórdãos referentes ao período de 2006 a 2008, que totalizam aproximadamente um milhão de páginas digitalizadas. 
 
Além disso, está em andamento a contratação do serviço para a digitalização de mais 2,5 milhões de páginas de acórdãos, segundo Javier Rapp, chefe da Coordenadoria de Organização do Conhecimento do tribunal. "O processo de digitalização continuará a partir dos documentos mais recentes e o objetivo é que, no futuro, englobe todo o acervo de acórdãos do TRT/RJ, que data de 1941, quando a Justiça do Trabalho foi oficialmente instalada pelo presidente Getúlio Vargas e ainda nem fazia parte do Poder Judiciário. É o passado indo ao encontro da era digital e de todos os benefícios que ela traz: agilidade, economia e sustentabilidade", comemorou.
Abrir WhatsApp