17/12/2012 - 10:59

TRT-RJ inaugura Vara Eletrônica

Jornal do Commercio

Com a inauguração da 2 a Vara do Trabalho (VT) de Itaguaí, na última semana, o TRT-RJ dá mais um passo não apenas para cumprir, mas ultrapassar a Meta 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - adotar o PJe- JT em, pelo menos, 10% das Varas do Trabalho. Pioneira das Varas criadas pela Lei N° 12.656/2012 a ser instalada, a 2* VT de Itaguaí é também a primeira unidade jurisdicional do TRT-RJ que "nasce" de forma eletrônica. Até 19 de dezembro, o novo sistema se tornará também uma realidade nas unidades de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, totalizando 14% das VTs com o PJe, ou seja, 19 unidades judiciárias de um universo de 136.

A 2 a VT de Itaguaí ocupa uma área de 272 metros quadrados do 2° andar do Fórum Trabalhista de Itaguaí. A partir de agora, o acervo de 8 mil processos da I a Vara será dividido igualmente entre as duas unidades, o que tornará mais célere a prestação jurisdicional para atender à crescente demanda do município. "A geração de trabalhos está em expansão, com o Porto de Itaguaí, a construção de três submarinos e instalação de novas empresas. Sem dúvida, essa inauguração da 2 a VT veio num ótimo momento. Com o PJe-JT, tudo será mais ágil", observou José Ananias Silva de Oliveira, presidente da Subseção da OAB de Itaguaí. Segundo ele, o TRT-RJ tem feito um esforço contínuo para levar informações aos advogados sobre o PJe-JT.

Aperfeiçoamento

A advogada Eliane Castilho, que também milita na Justiça do Trabalho, em Itaguaí, está se preparando para a era eletrônica e acredita que as dificuldades iniciais com o novo sistema serão superadas. "O dia a dia vai

nos ensinar a lidar com essa novidade. Mas, sem dúvida, a instalação dessa 2 a Vara com o PJe-JT facilitará muito a nossa vida", disse ela.

Durante a cerimônia, a presidente do TRT-RJ, de- sembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, lembrou que com a inauguração do Fórum de Itaguaí, no fim do ano passado - cuja área é três vezes maior que a da sede anterior -, começaram os ganhos para juris- dicionados e servidores. "Hoje oferecemos um Fórum à altura de todos. A instalação da 2 a VT, já com o PJe-JT, é mais um grande motivo de satisfação para o Tribunal", frisou.

Posse

Antes do descerramento da placa de inauguração da 2* VT, a juíza do Trabalho Lila Carolina Mota Pessoa Igreja Lopes tomou posse, assumindo a titularidade da nova unidade. Muito emocionada, ela lembrou sua passagem pela comarca entre 2004 e 2005, como substituta. "Aprendi muito com a juíza Márcia (Márcia Regina Leal Campos, que atuou em Itaguaí e hoje é Titular da 66 a VT). É muito bom estar de volta a essa casa, num momento de mudanças muito significativas no Tribunal. Aqui, pretendo continuar a trabalhar para tornar a justiça mais acessível às partes", disse ela.

Do TRT-RJ, estiveram presentes também na inauguração da nova VT o diretor-ge- ral, José Márcio da Silva Almeida: o secretário-geral da Presidência, Luis Felipe Car- rapatoso Peralta da Silva; a diretora da Secretaria de Manutenção e Obras, Sandra Todesco; a diretora da Secretaria de Logística, Cláudia Livramento; o assistente da Di- retoria-Geral Moyses Brons- tein; o assessor da Presidência Fernando Clementino; João Paulo Alves de Carvalho, secretário do Tribunal Pleno; dentre outros servidores.