10/12/2015 - 18:31

TRT nega pedido de férias e OAB/RJ discute providências

A Seccional vai se reunir com a Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat) e com o Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro para discutir as medidas a serem tomadas após o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT) ter negado nesta quinta-feira, dia 10, o pedido da OAB/RJ de suspender as audiências no período entre 7 e 17 de janeiro. Entre os desembargadores, 24 votaram contra o pleito da Ordem e 15 foram favoráveis. Apesar da manutenção das audiências pelo TRT, os prazos e sessões na Justiça Trabalhista estão suspensos neste período, de acordo com ato publicado pelo tribunal, em junho.

Paralelamente à solicitação ao Pleno, a OAB/RJ enviou ofícios individuais a diversas varas e a maioria aceitou suspender as audiências. “A decisão de hoje, portanto, refere-se às serventias que não atenderam à Seccional. Acreditamos que o TRT se equivocou ao não deferir pleito que unificaria o calendário. Ainda avaliaremos quanto a recorrer ao Conselho Nacional de Justiça, mas posso garantir desde já que a luta pelas férias para a advocacia continua, e faremos novo pedido para 2016/2017”, afirmou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.

Para ele, os mais prejudicados serão os colegas que trabalham sozinhos e não poderão usufruir um mês completo de descanso. “A Justiça Estadual já suspendeu as audiências e o advogado não poderá descansar plenamente, já que durante essa semana terá que se preocupar com as audiências na Justiça Trabalhista”, disse.

Felipe recomenda aos advogados que gostariam de tirar férias e já têm audiências marcadas para o período, que façam requerimento aos juízes individualmente solicitando a suspensão.