23/05/2011 - 16:06

Tribunal fluminense reforça parceria com sistema Firjan

Do Jornal do Commercio

23/05/2011 - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o corregedor-geral da Justiça fluminense, desembargador Antonio José Azevedo Pinto, se reuniram na última quarta-feira com representantes do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com o objetivo de estreitar a parceria entre o Poder Judiciário e a instituição que representa a classe industrial fluminense.

Durante a visita, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, apresentou o projeto de recuperação do Vale do Cuiabá, situado no município de Petrópolis, local devastado pelas enchentes do último verão. O projeto prevê a reconstrução física da morfologia da região e a construção de casas para a população carente atingida.

De modo a contribuir com a iniciativa, o TJ-RJ, por meio da Presidência e da Corregedoriageral da Justiça, atuará de forma a auxiliar na regularização da documentação dos imóveis, especialmente quanto à redução das despesas dos atos. Na oportunidade, foi anunciado o convênio que será assinado entre a Federação e o TJ fluminense, pelo qual serão cedidos dois ônibus para o Projeto Justiça Itinerante, a ser realizado nas comunidades dotadas de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O presidente do TJ-RJ foi homenageado pelo Clube dos Advogados de Niterói (CAN) e pela Associação de Clubes dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Acaerj), em solenidade realizada na quinta-feira, na 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Niterói).

Durante a cerimônia comemorativa pelos 27 anos de fundação do CAN, o desembargador Manoel Alberto recebeu o título de Notável jurista 2010, na classe desembargador. Na ocasião, também receberam a comenda os juízes estaduais Luiz Alfredo Carvalho Junior e Marcio Quintes Gonçalves, o juiz federal William Douglas dos Santos, o promotor Alexandre Joppert, o defensor público Paulo Roberto Moreira, os advogados Carlos Alberto Cidra, Edson Oliveira dos Santos, José Antônio Galvão de Carvalho e José Jorge Feitosa Rosenberg, além de José Jorge Tebet Antonio, na categoria social, Wandyr Garparello, na área educacional, e Claudio Acyr Pinheiro Pereira, na empresarial imobiliária.

A condecoração visa a homenagear juristas e personalidades que se destacaram no ano de 2010, escolhidos após pesquisa realizada pelos associados do CAN, magistrados e advogados das comarcas de Niterói, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, e dos fóruns regionais da Ilha do Governador e Santa Cruz, no Rio.

Também estiveram presentes à cerimônia a desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes, o presidente do Clube dos Advogados de Niterói e da Acaerj, Reinaldo José de Almeida, o vicepresidente do Conselho Deliberativo e Fiscal do Clube dos Advogados de Niterói, Gilmar de Almeida, o presidente da OABNiterói, Antonio José Barbosa da Silva, o presidente do Clube dos Advogados do Rio de Janeiro, Wagner Cavalcanti, o secretáriogeral da OAB-RJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza, e Edimo Muniz, grão-mestre do GOB-RJ.