11/04/2011 - 16:06

Tribunal adere a programa de responsabilidade socioambiental

Tribunal adere a programa de responsabilidade socioambiental

Do Jornal do Commercio

11/04/2011 - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) irá assinar amanhã sua adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do governo federal que tem como objetivo fomentar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais dos órgãos públicos. O evento acontecerá às 11 horas, no salão nobre, com a presença do presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, além dos secretários estadual e municipal de Meio Ambiente, respectivamente Carlos Minc e Carlos Alberto Muniz. O TJ-RJ é o 2º tribunal do País a aderir a A3P.

"É uma nova cultura institucional a qual o TJ-RJ já está aderindo para a defesa do meio ambiente. Trabalharemos de forma integrada com o estado, o município e demais níveis do governo e da sociedade. Precisamos ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, economicamente viável e socialmente justo para a presente e futuras gerações", afirmou o desembargador Manoel Alberto.

Na ocasião, também será assinado o Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o propósito de oferecer um programa de educação continuada, bem como cooperação e assessoramento técnico.Haverá ainda o lançamento do Programa de Educação Ambiental do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que terá campanhas para sensibilização dos servidores e realização de capacitação sobre temas específicos, como coleta seletiva solidária, mudança de práticas e atitudes, entre outros.

Outro evento que ocorrerá neste dia, seguindo a A3P, será a assinatura do convênio Programa de Eficiência Energética com a Ampla. Este programa pretende criar medidas para a diminuição do consumo de energia elétrica, seguindo assim, em parte, a Meta 6 do CNJ. Serão apresentados ainda projetos que já estão em andamento na atual administração, como o Cine Ambiental e a Capacitação do Comitê Gestor pela UFF.

A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais, que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados. O objetivo principal é a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho, assim como o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos.