06/07/2011 - 16:06

COMPARTILHE

Tribunais de todo o País terão que criar um banco de mandados de prisão

Tribunais de todo o País terão que criar um banco de mandados de prisão


Do jornal O Dia

06//07/2011 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu ontem que todos os tribunais do País vão ter que criar em seis meses o Banco Nacional de Mandados de Prisão. O objetivo é reunir informações sobre os presos provisórios que podem ganhar a liberdade em função da nova Lei12.403/2011. Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a legislação, que entrou em vigor segunda-feira, prevê que ninguém mais poderá ficar preso por cometer crimes com pena de até quatro anos, como formação de quadrilha e furto.

Pelas contas do Ministério da Justiça, cerca de 180 mil presos em todo o Brasil poderão ser beneficiados. No Rio, há quase 30 mil presos. Embora o Tribunal de Justiça já tenha um banco de dados que alerta os juízes sobre vencimento das prisões cautelares, como preventiva e temporária, cada caso deverá ser analisado isoladamente.

"Por enquanto, os advogados e os defensores públicos vão ter que requerer o beneficio. Mas não acredito em um esvaziamento rápido das prisões porque a maioria dos detidos é por tráfico de drogas, roubos e furtos, e é reincidente", explicou a juíza titular da 40s Vara Criminal do Tribunal de Justiça e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiro (AMB), Renata Gil.

A magistrada explica ainda que, para ter direito à liberdade em função da nova, é preciso reunir alguns quesitos. Não poderão ser soltos, por exemplo, os detidos que se envolveram em caso de violéncia doméstica."Então, cada caso será avaliado com critério pelos juízes", explicou Renata.

Abrir WhatsApp