26/02/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Tribunais terão que criar ouvidorias

Tribunais terão que criar ouvidorias

 

 

Do Jornal do Commercio

 

26/02/2010 - Os tribunais de todo o País terão que criar ouvidorias internas para atender às consultas, reclamações e propostas dos cidadãos comuns em relação ao Judiciário. A medida está na resolução proposta pelo conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Adonis Callou, aprovada por unanimidade na sessão plenária de ontem. Além de determinar a criação do canal de comunicação com a sociedade nos tribunais, a resolução também especifica as atribuições da ouvidoria do CNJ. A ouvidoria oferece respostas e esclarecimentos aos cidadãos. É um importante canal de comunicação da população com o Poder Judiciário, disse.

 

A resolução, segundo Adonis Callou, estabelece critérios para o funcionamento das ouvidorias nos tribunais, como estrutura mínima, forma de composição e tempo de mandato dos magistrados indicados para a direção. O ouvidor deverá ser um magistrado escolhido pelo órgão especial ou tribunal pleno para o período mínimo de um ano, sendo permitida a recondução.

 

Os tribunais terão 60 dias, a contar da data de publicação da resolução no Diário Oficial da União, para criar suas respectivas ouvidorias, com estrutura permanente e adequada às demandas do usuário.

Abrir WhatsApp