24/02/2016 - 11:24 | última atualização em 02/03/2016 - 18:31

COMPARTILHE

Tribuna livre: advogados falam sobre violação de prerrogativas

redação da Tribuna do Advogado

A defesa das prerrogativas é a principal bandeira da nova gestão de Felipe Santa Cruz à frente da OAB/RJ. Entre várias medidas, a Seccional criou a Diretoria de Prerrogativas. A Tribuna do Advogado entrevistou advogados na sede da Seccional e constatou que o atendimento precário nos cartórios e a falta de acesso aos magistrados estão entre os principais problemas enfrentados no cotidiano profissional.
 
A colega Maria Lúcia Teixeira da Silva considera que ter proximidade com os juízes é a maior dificuldade enfrentada pelos advogados. “Eles não querem nos atender e, principalmente após o surgimento do processo eletrônico, ficou muito difícil ter contato até mesmo com o gabinete”, reclamou.
 
Para Carlos Dias, a atuação da OAB/RJ tem ajudado a melhorar a relação com o Judiciário, mas na prática ainda existem obstáculos. “Se você invoca uma prerrogativa diante de funcionários, mesmo sem rispidez, logo partem para a alegação de desacato. O que muitas vezes acontece não é um desacato, é resultado da ausência de eficiência”, argumentou ele.
 
Outra reclamação foi a de Maria do Rosário Fróes da Costa, que condenou a falta de respeito de alguns magistrados. “Em um juizado especial, uma juíza leiga já me mandou calar a boca. Inclusive, denunciei à OAB/RJ esse fato. Fui ameaçada em sala de audiência, pedi para que se consignasse os fatos, a conciliadora não me atendeu. Acho importante instruir essas pessoas, quem atua no Judiciário precisa estar mais preparado”, lamentou.
 
Assista à íntegra dos depoimentos no vídeo abaixo. 
Abrir WhatsApp