05/04/2013 - 09:25 | última atualização em 05/04/2013 - 11:30

TRF-2 empossa novo presidente

Jornal do Commercio

A nova administração do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF-2) para o período 2013-2015 terá como prioridade melhorar ainda mais a Corte com investimentos em modernização. Essa foi a afirmação do desembargador federal Sérgio Schwaitzer, empossado nesta quinta-feira como presidente do TRF-2. Ele também disse que, no momento, as prioridades da Corte são a conclusão da instalação do processo judicial, que já vem funcionando parcialmente, e a possível transferência da sede do tribunal. "As ações imediatas serão a definição do processo eletrônico e do destino que o tribunal vai ter em termos de instalação física", diz.

O magistrado defende a simplificação e a racionalização das atividades administrativas para atender a demanda crescente no tribunal. "Pretendo dar maior eficiência à parte administrativa e suprimir meios para a ativida- de-fim da Corte, aumentando assim sua produtividade e auxiliando na questão de recursos humanos e tecnológicos, dando suporte necessário a suas funções".

Schwaitzer leva à presidência do TRF-2 a experiência como diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ). O desembargador federal Luiz Paulo Araújo falou em nome dos magistrados e deu boas vindas aos integrantes da nova direção lembrando que a Corte chega a sua 13ª administração. "Este é um tribunal jovem repleto de desafios e o número treze é um número extremamente positivo, que representa renovação".

Modelo elogiado

Já o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz  fez questão de elogiar o modelo utilizado pelo TRF da 2ª região em relação ao processo judicial eletrônico. "Esse modelo deveria servir e esperamos que seja copiado pelos demais tribunais, facilitando o acesso dos nossos advogados", afirmou Santa Cruz, que lembrou de uma pesquisa entre os associados da entidade, que aprovaram o sistema do TRF-2. Ele ainda fez questão de chamar a atenção e reforçar a posição da OAB na luta pela ampliação do poder dos tribunais federais e, principalmente, do TRF-2.

Além de Schwaitzer, também tomaram posse o desembargador federal Poul Erik Dyrlund, como vice-presidente, e a desembargadora federal Salete Maria Polita Maccalóz como corregedora regional da Justiça Federal da Segunda Região. Em seu discurso de despedida da presidência do TRF-2, a desembargadora federal Maria Helena Cisne lembrou que muitos desafios foram enfrentados na sua gestão.

"O saldo foi positivo diante das possibilidades. Das três metas que estabeleci, conseguimos sucesso ao implementar a conciliação. A outra meta, que se refere ao Processo Judicial eletrônico da Justiça Federal (PJe-JF), assim como a instalação de uma nova sede do tribunal, serão finalizadas pela nova gestão".

Entre as autoridades presentes na solenidade estiveram o secretário-chefe da Casa Civil do estado do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Arnaldo Esteves Lima; o secretário-chefe do Gabinete do prefeito da capital fluminense, Gustavo da Rocha Schmidt; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da segunda Região, Nivio de Freitas Filho; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Leticia de Faria Sardas; o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ), conselheiro Thiers Montebello; a deputada federal Benedita da Silva.