20/08/2009 - 16:06

TRF-2 adere ao recurso virtual

Do Jornal do Commercio

20/08/2009 - O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que atende aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, prepara-se para aderir a era digital. Na próxima segunda-feira, às 15h, a corte inaugura sua sala de digitalização e remessa eletrônica de recursos para os tribunais superiores. A inauguração contará com a participação do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha.

Até maio deste ano, o TRF-2 registrava mais de 9 mil processos em trâmite com recursos para o Supremo Tribunal Federal (STF) e o STJ. A novidade é mais uma medida para atender os cidadãos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo naquilo que é a maior reivindicação da sociedade ao Judiciário: a rapidez no trâmite dos processos. Isso sem comprometer a segurança.

Com o novo setor, o TRF-2 estará apto a digitalizar um processo de cerca de 300 páginas em aproximadamente uma hora, e a transmiti-lo por meio eletrônico para Brasília quase instantaneamente, usando um programa desenvolvido pelo próprio Judiciário e testado exaustivamente, para assegurar que os dados cheguem preservados. Remetidos fisicamente, os autos levam atualmente até oito dias para chegar aos tribunais da capital federal. A virtualização dos recursos especiais alinha-se com o projeto Justiça na Era Virtual, lançado pelo STJ.