13/03/2012 - 18:50

COMPARTILHE

Treze bombeiros que fizeram greve em fevereiro são expulsos

jornal O Globo

Treze bombeiros envolvidos no movimento grevista realizado em fevereiro passado foram expulsos da corporação. De acordo com o comando geral do Corpo de Bombeiros, eles foram considerados "culpados por articulação em manifestações de caráter político-partidário, nas quais incitaram ostensivamente a tropa à prática de ilícitos de natureza disciplinar e penal militar, além da adoção de conduta incompatível com a missão de bombeiro-militar".

Entre os bombeiros expulsos está o cabo Benevenuto Daciolo, um dos principais líderes do movimento. Ele foi preso no mês passado, acusado de incitamento à greve e aliciamento para motim. O militar estava na Bahia, onde ocorria outro movimento grevista, e foi detido ao desembarcar no Rio. O bombeiro teve a prisão administrativa decretada depois da divulgação de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, que mostravam o militar conversando com uma deputada sobre estratégias para a realização de atos grevistas no estado.

Em nota, o movimento de bombeiros afirma que soube pela imprensa da expulsão dos militares, e que as medidas judiciais cabíveis serão tomadas. "O movimento sempre foi pacífico e ordeiro, pela dignidade, e sempre foi pautado pela busca por diálogo e entendimento. Lembramos que esses 13 pais de família foram presos em Bangu 1, em presídio, de forma arbitrária e ilegal, mantidos em celas de dois metros por dois metros, durante sete dias", diz um trecho da nota.
 
Abrir WhatsApp