15/07/2011 - 16:06

COMPARTILHE

TRE-RJ cria comissão para otimizar recursos

TRE-RJ cria comissão para otimizar recursos


Do Jornal do Commercio

15/07/2011 - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, criou uma Comissão de Estudos e Implantação do Sistema de Custos que tem por objetivo conhecer de que maneira os recursos estão alocados nas unidades do tribunal. "Iremos otimizar os recursos de manutenção e funcionamento do tribunal, para disponibilizar o excedente na implementação de outras ações estratégicas", disse o presidente do TRE-RJ.

O primeiro passo foi dado em maio deste ano, com a criação do sistema Controle Integrado de Custos (CIC).

Com ele será possível conhecer o custo de cada unidade do TRE-RJ, a fim de alocar com eficácia os recursos disponibilizados ao tribunal e auxiliar no planejamento, orçamento, controle operacional e tomada de decisões por parte dos gestores. Além disso, o sistema dará mais transparência à gestão pública.

Coordenada pela secretária de Orçamento e Finanças, Elizabeth Righetti Moraes, a Comissão de Estudos e Implantação do Sistema de Custos foi instituída em maio deste ano, por meio do ato 339/11, e irá traçar diretrizes de concepção, desenvolvimento e adoção do sistema. A multiplicidade de setores representados na Comissão é considerada estratégica para o mapeamento eficaz dos gastos. "Convidamos pessoas de várias secretarias para compor a comissão e constatamos que todos já haviam detectado a necessidade de um sistema desse tipo", disse.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, no artigo 50, §3º, determina que toda a Administração Pública mantenha um sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

"Estamos também nos adequando à legislação", afirma Giovanna Donadio, gerente do projeto, lotada na Secretaria de Orçamento e Finanças.

Atualmente, o projeto de elaboração do CIC encontra-se em fase de desenvolvimento. Foram selecionadas as despesas de locação de imóveis e locação de mão de obra na conservação e limpeza, para serem utilizadas como testes.

"Sabemos o valor total da despesa, mas ignoramos a distribuição dela. Agora podemos fazer economia sem impactar na qualidade da prestação dos serviços", explica Giovanna.

Entre os benefícios gerados pelo sistema, destacamse a maior integração da organização, a melhoria do processo de trabalho e o acompanhamento das metas fixadas no plano inicial.

O planejamento estratégico do TRE-RJ também é diretamente afetado, já que se tem conhecimento dos custos de um projeto. "O sistema de custos também permite a criação dos indicadores de desempenho, fundamentais para mensurar a eficiência das unidades, e nos ajuda a estimar os recursos necessários para as despesas, sem desperdícios", finalizou a secretária Elizabeth Righetti.

Abrir WhatsApp