24/07/2015 - 11:13

COMPARTILHE

TJ/RJ promove Circuito Cultural no Rio de Janeiro

Assessoria do Tribunal de Justiça

O Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) está promovendo um Circuito Cultural com a temática Rio 450 anos, levando os beneficiários dos Projetos de Inclusão Social para conhecer o local onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada, a Fortaleza de São João. O segundo passeio contou com a presença dos integrantes dos programas Jovens Mensageiros, Justiça pelos Jovens, Pais Trabalhando e Começar de Novo.
 
A Fortaleza de São João fica localizada na Urca e tem uma visão privilegiada da Baía de Guanabara. Na península oeste da Barra, pode ser avistada a Fortaleza de Santa Cruz, as edificações do Centro da Cidade, a Ponte Rio-Niterói, além de embarcações e navios que chegam e saem da cidade. Na Praia de Fora se avista o Pão de Açúcar e uma praia em enseada que cerca o Centro Desportivo. As visitas ao local somente podem ser realizadas com agendamento prévio e são guiadas por soldados que fornecem informações históricas e contam curiosidades.
 
A maioria dos visitantes não conhecia o bairro da Urca, a Fortaleza ou as instalações do Museu do Desporto. A visita teve início no marco de fundação da Cidade do Rio de Janeiro, a Praia de Fora, onde Estácio de Sá desembarcou em 1565 com a missão de povoar e ocupar o local para defender o território.
 
Os visitantes conheceram o primeiro Portal da Fortaleza de São João, o Museu do Desporto, as Baterias de São José e São Teodósio e o Museu Histórico da Fortaleza de São João. Eles também receberam informações sobre a construção da fortificação, táticas de artilharia e a estruturação da defesa da entrada da Baía de Guanabara, que garantiram a segurança da cidade durante os períodos Colonial e Imperial.
Abrir WhatsApp