07/07/2010 - 16:06

COMPARTILHE

TJ-RJ recebe projeto para entorno do Fórum

TJ-RJ recebe projeto para entorno do Fórum


Do Jornal do Commercio

07/07/2010 - A equipe da Diretoria Geral de Engenharia (DGENG) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) recebeu ontem a visita do subsecretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, Joaquim Monteiro de Carvalho, e de Gustavo Faria, também integrante da Secretaria, para apresentar o trabalho de recuperação que será feito no entorno da Praça do Expedicionário, no Centro da cidade.

O grupo visitou todo o terreno que fará parte do Complexo do Judiciário, que abrange os prédios do TJ-RJ, a praça e áreas nas redondezas até o Cais do Albamar. A delimitação inclui também a Ladeira da Misericórdia, localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, que é a primeira via pública da cidade do Rio e dava acesso ao antigo Morro do Castelo.

"Esse é o berço do Rio de Janeiro. O objetivo é reurbanizar e restaurar a região para a visitação da população", destacou o diretor da DGENG, Paulo Targa. O projeto, que conta com a parceria da Prefeitura do Rio, também prevê a revitalização da Praça do Expedicionário, que terá um estacionamento no subsolo para os funcionários do TJ-RJ. "Também será construído no local um bicicletário e vestiários para os serventuários", contou Paulo.

Segundo o subsecretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Joaquim Monteiro de Carvalho, a ideia da Secretaria é limpar a pichação nos muros e monumentos e revitalizar praças e jardins da cidade. "A cidade do Rio vai receber os dois maiores eventos do mundo nos próximos anos e, por isso, é preciso recuperála.

Revitalização não é reformar, mas sim dar vida aos locais, pois quanto mais pessoas ocuparem os espaços públicos, mais conservados eles serão", ressaltou.

A previsão é de que as lâminas IV e V e o entorno do Complexo do Judiciário fiquem prontos até outubro deste ano. As obras da Praça do Expedicionário devem terminar em janeiro de 2011.

Abrir WhatsApp