19/11/2010 - 15:49

COMPARTILHE

TJ-RJ inaugura varas digitais em Campo Grande

19/11/2010 - Como parte do projeto de instalação de serventias virtuais desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foram inauguradas no dia 10 de novembro as 5ª e 6ª varas cíveis do Fórum Regional de Campo Grande. Elas terão todos os seus processos digitalizados e distribuídos por meio eletrônico. "Estamos dando um passo importante para a virtualização do Poder Judiciário estadual, que vai proporcionar mais celeridade processual", disse o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter.

 

Para o presidente da Subseção de Campo Grande, Mauro Pereira, a criação das novas varas é importante, mas é preciso que ela venha acompanhada da realização de projetos de atualização sobre o uso de equipamentos de informática. "Infelizmente, vivemos uma realidade diferente da dos advogados da capital. Muitos profissionais do município não têm acesso a computadores e, com essas varas virtuais, não sei como vão fazer para se familiarizarem com a linguagem", avaliou o presidente.

 

De acordo com ele, apesar de uma vara inteiramente virtual ainda soar "futurista demais" para o município, a Subseção vai procurar reduzir as dificuldades. "Disponibilizamos os escritórios compartilhados da OAB/Campo Grande para que os colegas que não têm computador possam trabalhar normalmente", contou ele. Além disso, Pereira elogiou o curso sobre processo eletrônico desenvolvido pelo Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ, que passou por Campo Grande em novembro, e sugeriu que outros semelhantes sejam criados pela Seccional.

 

 

Tramitação eletrônica

As novas serventias virtuais são uma tentativa do Tribunal para transformar processos de papel em arquivos eletrônicos. Ao invés de pastas e montanhas de processos, todas as ações serão digitalizadas e distribuídas por meio eletrônico, modernizando o funcionamento das varas e evitando problemas como a não-localização dos autos, por exemplo. "É uma nova era que se inicia para o TJ do Rio", afirmou Zveiter.

 

As varas inauguradas em Campo Grande e em Jacarepaguá se juntam às demais serventias cujos processos são digitalizados, como o II Juizado Especial de Nilópolis e o III JEC de Nova Iguaçu, também inaugurados em novembro, além da Central de Assessoramento Criminal (CAC), que fica no Fórum Central da Capital, da 8ª Vara Cível de São Gonçalo, do 12º Juizado Cível de Piedade, da Vara de Execuções Penais da Capital e do Conselho da Magistratura.

Abrir WhatsApp