07/12/2010 - 16:06

TJ-RJ é homenageado em premiação do CNJ

Do Jornal do Commercio

07/12/2010 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) premiou ontem seis boas práticas de conciliação praticadas por tribunais e magistrados em todo o País. O I Prêmio Conciliar é Legal tem a proposta de homenagear boas experiências na resolução de conflitos judiciais, por meio do acordo entre as partes. No total, foram inscritos 101 projetos."O prêmio revela a extraordinária importância dos agentes que concretizam as práticas de conciliação, que é uma contribuição valiosa ao Judiciário brasileiro", afirmou o presidente do STF e do CNJ,Cezar Peluso.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi homenageado pela sua colaboração no fortalecimento dos métodos consensuais de resolução de conflitos, especialmente pelos projetos Bem-me-quer, Justiça Cidadã e Centro de Mediação."Os projetos sociais do CNJ são o futuro do Juciário brasileiro e o TJ-RJ tem procurado cumprir todas as metas estabelecidas.

Reafirmo o compromisso de fazer com que todos que procuram a Justiça sejam atendidos da melhor maneira possível", disse o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter. Além do TJ-RJ, os tribunais de Justiça de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Bahia receberam homenagens.

O Tribunal de Justiça de Goiás venceu na categoria Tribunais de Justiça, com projeto sob responsabilidade do juiz Fernando Ribeiro Montefusco.Na categoria Tribunais Regionais do Trabalho, o TRT da 8a Região (Pará e Amapá) foi o vencedor, com o projeto desenvolvido pela desembargadora Francisca Olveira Formigosa.

O Tribunal Regional Federal da 4a Região (Porto Alegre) também recebeu um prêmio com o projeto sob a responsabilidade do desembargador Álvaro Eduardo Junqueira.

Também foram premiados magistrados em projetos individuais. A juíza Tânia Maria Vasconcelos Dias, do Tribunal de Justiça de Roraima,o juiz Roberto Vieira de Almeida Rezende, do TRT da 2a Região, e os juízes federais Mauro Spalding e Bruno Takahashi, do TRF-4, receberam o prêmio na categoria juiz individual.

A ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal,também recebeu o reconhecimento em razão do trabalho realizado em prol da conciliação durante sua gestão no CNJ. As associações que representam os magistrados brasileiros - a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra) - também foram premiadas.