24/08/2010 - 16:06

COMPARTILHE

TJ-RJ faz palestra a jovens sobre importância do voto

TJ-RJ faz palestra a jovens sobre importância do voto

 

 

Do Jornal do Commercio

 

24/08/2010 - Jovens e responsáveis que participam dos projetos Jovens Mensageiros, Justiça pelos Jovens e Pais Trabalhando, todos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), participaram ontem da palestra Voto Livre e Consciente, promovida pelo Departamento de Projetos Especiais (Deape) do TJ-RJ. A palestra foi proferida pelo juiz Luiz Marcio Victor Alves, titular da 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e teve como objetivo estimular o comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar.

 

"Quero mostrar como é importante escolher bem os candidatos, principalmente porque vocês são jovens e estão participando de um projeto social que lhes dá a oportunidade de ter o primeiro emprego, o que normalmente é conseguido com certa dificuldade", disse o juiz, na abertura do evento.

 

O magistrado explicou ainda que cada voto pode ser decisivo, pois, diante da possibilidade, ainda que remota, de haver empate nas eleições, o candidato mais idoso será privilegiado. "É preciso conhecer os candidatos e prestar atenção ao que eles já fizeram ou estão prometendo fazer na sua comunidade. Se todo o poder emana do povo, como está na nossa Constituição Federal, o voto é o instrumento desse poder", afirmou o juiz, que também abordou a compra de votos e a discussão em torno da campanha Ficha Limpa. Victor Alves esclareceu às 250 pessoas presentes o mal que representa um voto comprado e a importância de se proibir a candidatura de políticos condenados pela Justiça.

Abrir WhatsApp