03/05/2011 - 16:06

COMPARTILHE

TJ-RJ empossa mais uma desembargadora

TJ-RJ empossa mais uma desembargadora


Do jornal do Commercio

03/05/2011 - Melhorar a prestação jurisdicional para a população será o principal objetivo da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Gilda Maria Carrapatoso, que tomou posse ontem, no plenário do Órgão Especial do TJ-RJ, em solenidade presidida pelo presidente do tribunal, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos. Gilda Maria foi eleita desembargadora pelo critério de merecimento. Ela tomou posse na vaga da desembargadora Maria Helena Salcedo Magalhães, que se aposentou em abril deste ano.

A nova desembargadora, que era juíza titular da 12ª Vara de Órfãos e Sucessões da Capital, onde atuava há 12 anos, foi conduzida ao plenário pelos desembargadores Luiz Zveiter, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ), e Leila Mariano, diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Após jurar cumprir bem e fielmente os deveres da magistratura, na leitura de seu termo de compromisso, Gilda Maria foi saudada pelo presidente do TJ-RJ. O desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos destacou algumas qualidades da magistrada, afirmando que a nova desembargadora do tribunal fluminense é "honesta, trabalhadora, sensível, com capacidade de avaliação e uma produtividade incomum", que, segundo o presidente do TJ-RJ, contribuíram para que ela viesse a ser eleita para o cargo.

"Nesse momento, se juízes estão tristes em perder uma das maiores representantes da profissão, o tribunal está feliz em receber, de braços abertos, a desembargadora Gilda Maria Carrapatoso. Ela só vai acrescentar ao tribunal com sua perspectiva de visão social", afirmou o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos.

Para Gilda Maria Carrapatoso, que está há 19 anos na magistratura, ocupar a função de desembargadora "é subir mais um grau na carreira, embora as responsabilidades continuem sendo as mesmas assumidas no primeiro grau". A desembargadora pretende, no novo cargo, incentivar projetos sociais que aproximem o Judiciário da população.

"O intuito da Justiça é favorecer a paz social para que tenhamos um mundo melhor, que é possível, desde que todos contribuam. Nós, magistrados, somos funcionários a serviço da sociedade e devemos proporcionar uma visão social e trabalhar em favor dela".

Também estiveram presentes na cerimônia de posse da nova desembargadora o corregedorgeral da Justiça do estado do Rio de Janeiro, desembargador Antonio José Azevedo Pinto; o 2º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Nascimento Antonio Póvoas Vaz; o 3º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte; o ex presidente do TJ-RJ desembargador José Carlos Murta Ribeiro; o ex corregedor-geral de Justiça do Rio de Janeiro desembargador Ellis Hermydio Figueira; e o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Antonio Cesar Siqueira.

 


 

Abrir WhatsApp