24/05/2011 - 16:06

TJ-RJ empossa mais um desembargador

Jornal do Commercio

24/05/2011 - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, empossou ontem o juiz Antonio Carlos dos Santos Bitencourt no cargo de desembargador.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o magistrado atuou por mais de 20 anos na Comarca de Volta Redonda, na Região Sul do estado, onde era titular da 2ª Vara Criminal.

O novo desembargador do TJ fluminense foi promovido pelo critério de antiguidade, na vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Alexandre Herculano Pessoa Varella.

Ele entrou no plenário do Órgão Especial tendo como padrinhos os desembargadores Luiz Zveiter, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e Leila Mariano, diretora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Ao empossar o novo desembargador, o presidente do TJ-RJ disse que foi feita justiça. "A justiça tarda, mas não falha. Ninguém fica 26 ou 27 anos em uma mesma vara sem que tenha o respeito de seus jurisdicionados, sem que tenha a compreensão de que faz o que pode para fazer a melhor justiça", disse Rebêlo. O doutor Antonio Carlos ficou estes anos todos em Volta Redonda porque teve o respeito de todos aqueles que com ele trabalharam: advogados, defensores, servidores, promotores e principalmente dos jurisdicionados. Em nome do Poder Judiciário estadual, eu faço uma declaração de que vossa excelência vem engrandecer o nosso tribunal", completou o presidente do TJ-RJ.

O desembargador Antonio Carlos dos Santos Bitencourt formou-se em direito pela Universidade Gama Filho em 1973. No início da carreira, foi advogado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e da Companhia Estadual de Gás (CEG), ingressando nas duas empresas por concurso público. Em 1978, ingressou no Ministério Público de São Paulo (MP-SP), no cargo de promotor de Justiça, e entre 1979 e 1984, atuou como promotor de Justiça do estado do Rio de Janeiro.

Em 10 de janeiro de 1984, Antonio Carlos dos Santos Bitencourt ingressou na Magistratura do estado do Rio de Janeiro, com atuações nas comarcas de Volta Redonda, Rio Claro, Paracambi e Porto Real, sempre na área criminal. O desembargador também é professor de Direito Penal e tem dois livros publicados, sendo um na área eleitoral e outro, na criminal.

Segundo ele, seu pai e Deus foram inspirações para a sua carreira na magistratura. "Eu segui o exemplo e me espelhei no meu pai. Ele era advogado, era um homem extremamente correto, de uma dignidade impressionante, e eu fui para a carreira jurídica como advogado de empresa; mas depois, meus amigos falavam para eu fazer concurso público", lembra Bitencourt. "Fiz para o Ministério Público, mas depois eu vi que não era aquilo que eu queria. Eu queria ser julgador e foi uma decisão de Deus para mim", completou o novo desembargador do TJ-RJ.

A solenidade teve a presença da família do desembargador - esposa, mãe e seus cinco filhos -, além de magistrados, servidores da Comarca de Volta Redonda e demais autoridades.