26/02/2015 - 11:16

COMPARTILHE

TJ pede apoio à OAB/RJ em campanha para doação de medula óssea

redação da Tribuna do Advogado

O TJ irá realizar, no dia 8 de abril, uma campanha de Cadastro de Doação de Medula Óssea, em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio). A diretora geral do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade do TJ, Rosiléa Di Masi Palheiro, esteve na OAB/RJ nesta quarta-feira dia 11 de fevereiro para solicitar o apoio da entidade na divulgação da campanha. A atividade vai acontecer na biblioteca do tribunal, que fica na Lâmina III, 1º andar.
 
"Para fazer parte do cadastro, a pessoa retira apenas uma pequena quantidade de sangue, e não há necessidade de estar em jejum nem suspender medicamentos. Se houver compatibilidade com algum paciente, aí sim o doador poderá decidir se deseja realmente doar ou não, e só então passará por um exame minucioso e por todas as etapas da doação", disse ela.
 
Segundo Rosiléa Palheiro, a ideia é alimentar cada vez mais o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). "É sempre difícil encontrar um doador compatível. Isso reforça a importância do banco de dados com muitas pessoas, para aumentar a chance de compatibilidade. A OAB/RJ é uma parceira importantíssima para nós, pela quantidade de advogados que circulam no Fórum diariamente", concluiu. O TJ já havia realizado a campanha em 2009, quando conseguiu cadastrar 955 doadores.
Abrir WhatsApp