05/10/2012 - 09:31

COMPARTILHE

TJ libertou todos os 24 acusados de explorar bicho na Central

jornal O Globo

Embora o pedido de habeas corpus tenha sido feito apenas para o policial civil aposentado Alan Cardeque Manoel Villela, a decisão da 6ª Câmara Criminal do estado beneficiou todos os 24 réus do processo, presos em agosto passado na Operação Catedral, acusados de formarem uma quadrilha de bicheiros que atuava na região da Central do Brasil (em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública), no Centro e em São Cristóvão. Por unanimidade, acompanhando o voto do desembargador Paulo de Oliveira Lanzellotti Baldezos, a câmara anulou a decisão de primeira instância por falta de fundamentação (o detalhamento da participação de cada réu) no decreto de prisão preventiva.
José Mariano Beltrame voltou a defender a criminalização do jogo do bicho
 
Os 24 presos tiveram a prisão decretada pela 33ª Vara Criminal na operação feita pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e pela 1ª Central de Inquéritos do Ministério Público. Ao tomar conhecimento da decisão, o secretário José Mariano Beltrame voltou a defender a criminalização do jogo do bicho e afirmou, em nota, confiar na Justiça.
 
"O jogo do bicho há muitos anos tornou-se uma atividade que extrapola a mera contravenção penal de um jogo ilegal de apostas, passando a envolver vários tipos de crimes, como ameaças, agressões físicas, assassinatos, contrabando, corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crime contra a economia popular, através da manipulação de resultados dos sorteios. Por isso tenho a convicção de que não é bom para a sociedade ter que conviver com esses contraventores e confio na Justiça para a condenação de todos os presos na Operação Catedral."
 
O pedido de habeas corpus foi feito pelo advogado Ubiratan Guedes, que defende apenas Alan. O policial aposentado é acusado de entregar mensalmente R$ 16 mil ao policial civil Weber Santos de Oliveira, que chefiava o serviço de investigações da 4ª DP (Praça da República).
 
Abrir WhatsApp