TJ esclarece que lentidão no Proger foi causada por falhas no sistemaDa redação da Tribuna do Advogado07/01/2011 - O Tribunal de Justiça (TJ) garantiu, no fim da tarde desta sexta-feira, dia 7, a normalização dos serviços do Protocolo Geral das Varas (Proger), que apresentou problemas durante boa parte do dia, causando grande transtorno aos advogados e estagiários que precisaram do serviço.De acordo com a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap) da OAB/RJ, Fernanda Tórtima, que esteve no Proger às 17h30 acompanhada pelo corregedor-geral de Justiça, Antônio José Azevedo Pinto, e da juíza-auxiliar da Corregedoria do TJ Maria Helena Pinto Machado Martins, a lentidão no atendimento foi causada por uma queda do sistema do Tribunal das 11h às 13h, o que impossibilitou o funcionamento dos guichês. Antes da vistoria feita pela presidente da Cdap, um delegado da Comissão tinha ido ao local e constatado o serviço deficiente. Durante a pane na rede, parte dos 40 guichês funcionou manualmente, ocasionando uma natural queda de produtividade e gerando aumento nas filas. As estatísticas do recebimento de petições durante o dia de hoje evidenciam o problema: Das 11h às 11h59 - 943Das 12h às 12h59 - 30Das 13h às 13h59 - 4.449Das 14h às 14h59 - 4.315Das 15h às 15h59 - 4.160Das 16h às 16h59 - 4.542Das 17h às 17h59 - 2.848 Total - 21.287 A partir do reestabelecimento do sistema, e atendendo pedido da OAB/RJ, o Tribunal garantiu o funcionamento de todos os guichês e disponibilizou, ainda, quatro extras, o que totalizou 44 pontos de atendimento. Como forma de assegurar que todas as petições protocoladas durante o dia sejam inseridas no sistema, o TJ informou que seus servidores trabalharão após o encerramento do expediente. Desta forma, segundo o Tribunal, a suspensão dos prazos processuais, solicitada pela Seccional, se tornou desnecessária. Leia mais OAB/RJ intervém para tentar minimizar caos no Proger07/01/2011>>>