26/11/2013 - 10:21 | última atualização em 26/11/2013 - 10:20

TJ empossa mais um desembargador

Jornal do Commercio

Com a experiência de 20 anos como magistrado, Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira, titular do I Juizado Especial Criminal de São Gonçalo, tomou posse ontem no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ). Ele foi promovido na sessão do Órgão Especial, para ocupar vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Célia Meliga Pessoa.

O desembargador teve como padrinhos o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Sérgio de Souza Verani, e o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. Durante a solenidade de posse, o novo integrante do TJ prestou o juramento de bem e fielmente cumprir os deveres do cargo.

Anátocles afirmou que, na nova função, vai manter seu estilo de atuação, e que chega à Corte com a missão de somar, junto com seus colegas. "O desafio de todos os magistrados é contribuir para uma justiça mais célere e mais justa em seus julgamentos, principalmente em um tribunal como o do Rio de Janeiro, que tem uma participação efetiva e é exemplo de atuação no País", disse o novo desembargador, que irá compor a 23ª Câmara Civil do TJ, especializada em Direito do Consumidor.

O magistrado é formado em direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas. Também atuou como defensor público de 1989 a 1993 e entrou para a magistratura em 1994, tendo passagem pelas comarcas de Volta Redonda e Rio Claro. Em 1998, assumiu a titularidade do I Juizado Especial Criminal de São Gonçalo, onde coordenou a Central de Penas e Medidas Alternativas, o Centro de Mediação e a Central de Mandados. Ele compõe o Conselho Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas do Estado do Rio de Janeiro; o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado do Rio de Janeiro; a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Rio de Janeiro; o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Rio de Janeiro, e é suplente do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

A presidente do TJ, desembargadora Leila Mariano, leu trechos do currículo do magistrado, a quem deu boasvindas, e ressaltou a destacada trajetória do magistrado "que é pautada por um trabalho voltado à solução de conflitos e mediações". "Com essa vivência humanística e voltada a questões sociais, vossa excelência é talhado para dar aquele passo a mais que as câmaras de consumo precisam", destacou a presidente do TJ.

Responsabilidade

A alta demanda na área, segundo alertou a presidente do TJ, traz uma grande responsabilidade aos desembargadores que integrarão as novas câmaras. Atualmente, são 9 milhões de processos em andamento e, a cada ano, mais 1,5 milhão de novos processos no estado do Rio de Janeiro.

Leila Mariano ainda completou ressaltando o importante trabalho desenvolvido pelas câmaras de consumo criadas neste ano pelo tribunal do Rio de Janeiro. "Elas foram criadas para dar certo e responder a demanda intensa da população, e os juridicionados sairão bem satisfeitos, com tempo razoável e qualidade na resolução dos processos", disse.

Estiveram presentes na solenidade o procurador de Justiça Carlos Cicero Duarte Júnior, no ato representando o procurador-geral de Justiça do estado, Marfan Martins Vieira; o presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), Cláudio Dell' Orto; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Felipe Santa Cruz, entre outros.