06/07/2012 - 10:07

COMPARTILHE

TJ empossa 35 juízes aprovados em concurso

Jornal do Commercio

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, empossou nesta quinta-feira 35 juízes, em cerimônia realizada no auditório do tribunal. Os magistrados, aprovados no 43° Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura Fluminense, ajudarão a suprir a carência de cerca de 200 juízes no estado do Rio. Em discurso, Manoel Alberto manifestou desejo de realizar, antes do fim de seu mandato, em fevereiro de 2013, um novo concurso.
 
"Gostaria de terminar mais este concurso ainda na minha gestão, não por questão de vaidade pessoal, mas para ter a honra de receber magistrados como vocês", disse o presidente, dirigindo-se aos novos juízes. O próximo concurso está com as inscrições abertas até o dia 27 deste mês.
 
A vice-presidente de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, destacou a importância dos empossados de agir como mais que um mero espectador do direito, atuando com respeito para com seus jurisdicionados. "O juiz deve estar vestido com o manto da humildade", disse ela.
 
O presidente da Associação de Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), Cláudio Luis Braga dell'Orto, afirmou que o concurso é um momento de redenção para a classe da magistratura de primeiro grau. Ele enfatizou também a importância dos novos magistrados para os juízes que já integram a Corte, que terão reduzida a carga de trabalho. "Os senhores são juízes ansiosamente esperados, principalmente pelos nossos colegas que trabalham no interior do estado."
 
O primeiro colocado no concurso, Marcelo Martins Evaristo da Silva, enfatizou em discurso a importância do tratamento humano dado pelos desembargadores responsáveis pela organização aos candidatos. "Ingressamos na magistratura não sendo tratados como número de inscrição, então, desta forma, não podemos tratar o jurisdicionado como número de processo."
 
Além de Manoel Alberto, do presidente da Amaerj e da vicepresidente de Direitos Humanos da AMB, compuseram a mesa principal da cerimônia de posse a procuradora geral do estado, Lúcia Lea; o procurador geral do município, Fernando Dionísio; o presidente da Câmara Municipal do Rio, vereador Jorge Felipe (PMDB); o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e conselheiro do CNJ, Nelson Thomaz Braga; a primeira subdefensora geral da Defensoria Pública Geral do estado do Rio, Celina Maria Bragança Cavalcanti; o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro ( TCM-RJ), Thiers Vianna Montebello; e a secretária da Comissão de Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira, Leila Maria Rodrigues Pinto de Carvalho e Albuquerque.
Abrir WhatsApp