04/06/2013 - 09:59 | última atualização em 04/06/2013 - 10:01

COMPARTILHE

TJ empossa 21 juizes substitutos

Jornal do Commercio

O Judiciário fluminense recebeu mais 21 juízes substitutos. Eles tomaram posse ontem, em cerimônia realizada no plenário da Lâmina Central do Fórum do Rio. Após a solenidade, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Leila Mariano, e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Cláudio dell'Orto, entregaram o termo de posse a cada um dos novos magistrados.
 
Inscrições para concurso estão abertas até dia 28 e tem 28 vagas destinadas para o cargo de juiz substituto
A presidente da Corte saudou a chegada dos juízes e fez questão de ressaltar "a importância da entrada de novos integrantes para suprir o déficit do atual quadro de magistrados no estado, o que deve contribuir para dar uma maior celeridade às demandas do tribunal."
 
Leila Mariano ainda explicou que o concurso será importante para a formação dos novos integrantes do judiciário do Estado. "Apenas o conhecimento acerca do direito não basta. Os magistrados precisam de uma formação humanística já que suas decisões têm repercussão tanto do ponto de vista social como econômico. O juiz não é uma ilha, precisa estar atento às questões sociais."
 
O sonho dos vinte e um aprovados de um total de mais de 5,5 mil candidatos inscritos no XLV Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do estado do Rio de Janeiro foram traduzidos no discurso da doutora Renata Gomes Casanova de Oliveira e Castro, que falou em nomedo grupo sobre "a honra de integrar o TJ/RJ considerado uma das mais altas cortes do País e vanguardista", além dos desafios impostos pelo cenário atual do Judiciário brasileiro e do papel do juiz neste contexto. "O juiz possui a grandiosa missão de ser um protetor do Estado de Direito", argumentou, emocionada
 
Antes de assumirem as respectivas funções, os recém empossados irão passar por um curso de preparação promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). A chegada da nova turma ao judiciário fluminense foi celebrada pelo presidente da Amaerj. "A juventude nos dá esperança de um Judiciário cada vez melhor no cumprimento das leis e da Constituição", disse Cláudio Luis Braga dell'Orto.
 
Os juízes empossados ontem foram: Renata Gomes Casanova de Oliveira e Castro, Paulo Maurício Simão Filho, Pedro Amorim Goltlib Pilderwasser, Kathy Byron Alves dos Santos, Viviane Ramos de Faria, Bruno Monteiro Ruliére, Leonardo Rodrigues da Silva Picanço, Daniella Valle Huguenin, Anna Karina Guimarães Francisconi, Paulo Vitor Siqueira Machado, Willliam SatoshiYamakawa, Soraya Pina Bastos, Lívia Bechara de Castro, Catarina Cinelli Vocos Camargo, Thiago Chaves Seixas, Fábio Lopes Cerqueira, Claudia Leonor Jourdan, Rafael Tavares Bekner Corrêa, Laíne Tavares Miranda, Rafael de Almeida Rezende e Fabrício Pinheiro da Silva Freire.
 
Entre as autoridades presentes no evento estiveram o subprocurador-geral de Justiça de Assuntos Institucionais e Judiciais, Sérgio Roberto Ulhôa Pimentel, no ato representando o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, além de magistrados, advogados e juiíes.
 
As inscrições para o XLV Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro estão abertas e seguem até o próximo dia 28, com 28 vagas destinadas para o cargo de juiz substituto. A Justiça fluminense conta com 838 magistrados, sendo 178 desembargadores e 660 juízes de direito nas 82 comarcas do estado.
 
Abrir WhatsApp