13/12/2012 - 12:34 | última atualização em 13/12/2012 - 12:40

COMPARTILHE

TJ concede homenagem a personalidades da imprensa

Jornal do Commercio

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) homenageou nesta quarta-feira, dia 12, em parceria com a Revista Justiça & Cidadania, jornalistas que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos e da Justiça do País, com o Troféu Dom Quixote de Jornalismo. O prêmio, que está em sua primeira edição, foi entregue durante almoço de confraternização com jornalistas, no Salão Nobre da Corte no tribunal.

Entre os que receberam a homenagem estiveram o presidente do Jornal do Commercio e da Rádio Tupi, Maurício Dinepi, os jornalistas Bruno Thys, Adriana Cruz, Fernando Molica, Maurício Lima, Maiá Menezes, Rodolfo Schneider e o cineasta Breno Silveira. Durante o evento, o presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos ressaltou a colaboração da imprensa durante sua gestão à frente do tribunal.

"Sempre defendi sistematicamente a liberdade de imprensa. Apesar de muitas vezes o Judiciário sofrer críticas, é melhor uma eventual injustiça do que a imprensa calada, pois é através dela que tomamos conhecimento das mazelas da sociedade", declarou o presidente do TJ-RJ, Manoel Alberto Rebêlo.

O editor da Revista Justiça & Cidadania, Orpheu Santos Salles, ressaltou as qualidades do presidente do TJ-RJ e a relação do tribunal com a imprensa. "É comum imaginarmos o juiz como austero e é uma surpresa quando nos deparamos com a figura exponencial, que é o presidente do TJ-RJ. Quero também enaltecer o trabalho de todos os jornalistas pelo Brasil afora, especialmente àqueles que fazem da sua atividade uma trincheira contra a injustiça e pregam a defesa dos direitos humanos", disse.

Também houve entrega de medalhas aos jornalistas Ancelmo Gois, Lúcia Guerra, Vera Araújo, Eduardo Tchao, Nadja Sampaio, FuadAtala, Marcelo Moreira, Sérgio Maciel, Maurício Menezes e Dário de Paula e homenagem póstuma ao jornalista Rodolfo Fernandes, diretor de Redação de O Globo, que foi representado pelo jornalista Paulo Motta.

Além de jornalistas de diver

sos meios de comunicação, também estiveram presentes as de- sembargadoras Leila Mariano, Norma Suely Fonseca, o desembargador José Roberto Portugal Compasso e os juizes auxiliares da Presidência do TJ-RJ, Carlos Augusto Borges, Sandro Pitthan Espíndola e Fábio Porto.
Abrir WhatsApp