16/02/2016 - 14:43

COMPARTILHE

TCE/RJ sedia seminário para oficiais do Corpo de Bombeiros

Assessoria do Tribunal de Contas

Pela primeira vez, a Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) está sediando o seminário prévio que o Corpo de Bombeiros realiza no início de cada ano letivo para os oficiais da corporação que participam dos cursos da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM). Com a parceria firmada com o TCE/RJ, por intermédio de sua Escola, 125 bombeiros militares começaram na manhã desta terça-feira, dia 16, no Centro do Rio, uma capacitação por meio de palestras ministradas por professores da ECG, que abordarão temas como gestão de contratos, termos de referência, pregão eletrônico e licitações. Um segundo módulo do seminário ocorrerá no Quartel do Comando-Geral, tendo como palestrantes oficiais superiores da corporação e abrangendo assuntos específicos da administração do Corpo de Bombeiros.
 
“É motivo de orgulho para a Escola ter sido procurada pela direção da Escola Superior de Comando do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro para realizarmos ações de formação e capacitação direcionadas aos oficiais dessa importante instituição, que integra também a estrutura do governo do Estado”, afirmou a diretora-geral da ECG, Paula Alexandra Nazareth, que participou da abertura do seminário, ao lado do comandante da ESCBM, coronel Alexandre Nunes Sales, e do coordenador-geral de Segurança e Combate a incêndio do TC/-RJ, coronel Frederico Guimarães.
 
Paula Nazareth lembrou que “a Escola de Contas e Gestão tem trabalhado em parceria e por meio de convênios com diversas instituições, com o intuito de promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos capazes de trazerem práticas e métodos inovadores que contribuam para o desenvolvimento institucional”. A diretora-geral da ECG enfatizou que esta política “reflete a tônica que vem norteando a atuação do TCE/RJ na atual gestão”.
 
O coronel Alexandre Sales contou que “a ECG é a primeira Escola de Governo com a qual a ESCBM firmou parceria” e que alguns oficiais da corporação já haviam feito cursos da escola do TCE/RJ. “Agora desenvolvemos um trabalho conjunto, com foco na formação específica de oficiais gestores da corporação. Essa é uma oportunidade de agregar o conhecimento e a experiência da ECG aos nossos cursos”, destacou o comandante da ESCBM. O oficial agradeceu a colaboração do coronel Frederico Guimarães para a aproximação das duas instituições. “A iniciativa demonstra o compromisso da Presidência do Tribunal, bem como do Comando do CBMERJ, com a melhoria da gestão dos recursos públicos e dos serviços prestados à população fluminense”, disse o coronel Alexandre Sales.
 
O seminário, que prosseguirá nesta quarta, dia  17, e quinta-feira, 18, é o primeiro passo na parceria do TCE/RJ com o Corpo de Bombeiros. Ao longo de 2016, está prevista a realização de outras atividades pela ECG direcionadas aos oficiais da corporação, sendo que já estão programados os cursos Termo de Referência e Sistema de Registro de Preços, em abril e julho, respectivamente.
 
Formação de gestores do Corpo de Bombeiros
 
 
No primeiro dia do seminário, alunos do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais assistiram a duas palestras. Técnico de Controle Externo do TCE/RJ e professor da ECG, Paulo Bianchi falou sobre gestão de contratos, enfatizando a evolução na legislação que trata das contratações públicas e a importância de a Administração Pública estabelecer critérios destinados ao acompanhamento dos contratos administrativos, visando à otimização de resultados. Logo depois, o assessor e docente da ECG Sérgio Henrique Baptista apresentou a palestra intitulada Termo de Referência – Planejamento e Instrução Processual, na qual destacou a importância do termo de referência para o êxito das contratações públicas.
 
De acordo com o tenente-coronel Marcelo Sena, um dos participantes do seminário, “os temas abordados são muito pertinentes, porque vão nos acrescentar conhecimentos indispensáveis para o nosso trabalho. Aqui estão sendo preparados oficiais que atuarão como ordenadores de despesas, gestores de recursos e também fiscais de contrato. Essa capacitação é muito importante para nossa carreira e para a corporação”.
 
No intervalo entre as palestras, a capitão Monica Marques elogiou a capacitação: “Achei a palestra sobre gestão de contratos muito clara e enriquecedora, pois quem já tem conhecimento na área aprendeu algo mais e para aqueles que, como eu, não trabalham diretamente com gestão de contratos, foi um despertar para o assunto”.
Abrir WhatsApp