12/11/2015 - 12:14

COMPARTILHE

TCE/RJ ganha selo de qualidade por adotar padrões internacionais

Assessoria do Tribunal de Contas do Estado

Após analisar as rotinas de trabalho do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) reconheceu o esforço da Corte fluminense em se adequar às diretrizes da entidade nacional, que buscam dar uniformidade e agilidade aos procedimentos e técnicas de fiscalização a cargo dos tribunais de contas de todo o País.

O reconhecimento veio em outubro, por meio da Declaração de Garantia de Qualidade, que leva em consideração o desempenho das Cortes de Contas nas áreas de auditoria, desenvolvimento organizacional e recursos humanos. “Durante visita ao TCE, os técnicos da Atricon verificaram se o Tribunal está cumprindo as diretrizes e parâmetros estabelecidos pela entidade”, informou o assessor da Secretaria-Geral de Planejamento do TCE-RJ Walter Gabriel Rodrigues de Oliveira.

Na avaliação de Luiz Cláudio Lopes de Sá, assessor da Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-RJ, os critérios e indicadores adotados pela Atricon, com base na metodologia da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores, a Intosai, ajudarão o Tribunal a aperfeiçoar o serviço de fiscalização prestado à sociedade. “Esses  indicadores nos permitirão criar metas e resultados que vão garantir maior agilidade na tramitação processual e maior fiscalização em áreas como saúde, segurança e educação”, esclareceu.

Mais detalhes serão abordados por Walter Gabriel e Luiz Cláudio em entrevista ao programa TCE-RJ Notícia, que irá ao ar nesta sexta-feira, dia 13, às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). 
Abrir WhatsApp