16/03/2015 - 18:42 | última atualização em 16/03/2015 - 18:52

COMPARTILHE

Em sua coluna, Felipe fala sobre 'Mais Justiça' e inclusão digital

jornal O Fluminense

Volta do 'Mais Justiça'
 
Durante três meses do início de 2014, a diretoria da OAB/RJ percorreu todas as comarcas do Estado, cobertas pelas 61 subseções da entidade. O principal objetivo foi ouvir as principais demandas da advocacia para registrar in loco os desafios e obstáculos enfrentados por nossa categoria em cada região. O resultado foi um dossiê que reuniu diversos pontos críticos que comprovam a dura realidade da Justiça no interior: falta de juizes titulares, processos atravancados pelo acúmulo, prédios de fóruns obsoletos e obras modernizantes inacabadas. Além de encaminhar o documento ao Tribunal de Justiça cobrando melhores condições, a OAB/RJ lançou na época a campanha 'Mais Justiça' - que utiliza simbolicamente a imagem de um elefante para ilustrar a morosidade do Judiciário. A partir deste mês, retornaremos às visitas às subseções a fim de realizar uma nova avaliação de cenário, além de apresentar localmente as últimas novidades e avanços da nossa classe. Convidamos todos os advogados a participarem dos eventos regionais.
 
Inclusão digital
 
Inaugurada recentemente na sede da Seccional, a Escola de Inclusão Digital Escola Eugênio Roberto Haddock Lobo já tem seus primeiros cursos agendados. Nos dias 18 ou 19 deste mês, os colegas da terceira idade poderão participar de aulas da oficina de informática básica, com lições sobre petição no editor de texto e em PDF, compactação de arquivos, divisão do PDF, organização dos documentos, entre outros. No dia 26, mais uma edição do mesmo curso será realizada, desta vez para advogados de todas as idades. O espaço funciona no 8º andar da sede da OAB/RJ, com 70 computadores.

Escola em Niterói
 
Outra iniciativa ligada ao compromisso da Ordem, que segue a mesma filosofia de melhor qualificação da classe, está prevista para acontecer em Niterói. Em parceria com a subseção, presidida Antonio José Barbosa da Silva, ampliaremos o Centro em Prática de Processo Eletrônico José Carlos Guimarães, que será transformado num espaço de inclusão digital em área antes ocupada pela ótica na Casa dos Advogados da cidade.
Abrir WhatsApp