04/01/2011 - 16:06

COMPARTILHE

STJ entra na era virtual

STJ entra na era virtual


Do Jornal do Commercio

04/01/2011 - Em 2010, o STJ carimbou seu passaporte para a era virtual: 31 dos 32 tribunais de segundo grau do País foram integrados à rede Justiça na Era Virtual. Apenas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) - responsável por cerca de 9% da demanda - ainda não aderiu ao sistema de virtualização, que envolve a digitalização, a certificação e o envio de processos por meio eletrônico.

O projeto, principal destaque da gestão do ministro Cesar Asfor Rocha na Presidência do STJ (biênio 20082010), tornou-se realidade: o STJ alcançou mais de 350 mil processos digitalizados.

Além da segurança, economia e rapidez, a virtualização garante mais transparência à atividade jurídica, já que o arquivo digital pode ser acessado pelas partes de qualquer lugar do mundo, por meio da internet.

O projeto i-STJ Tribunais, uma das vertentes do STJ na Era Virtual, foi premiado, em agosto, na IX Edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico - e-Gov 2010, na categoria eAdministração Pública. Iniciativa do Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), o prêmio visa a estimular e prestigiar as iniciativas de governo eletrônico e de modernização de governo no Brasil.

O i-STJ Tribunais, no STJ na Era Virtual, se destacou por contribuir de forma significativa para integração entre o STJ e os órgãos do Poder Judiciário. Com a remessa eletrônica,em poucos minutos os processos são recebidos, registrados, autuados, classificados e distribuídos aos relatores com segurança, economia e transparência.

O longo caminho traçado pelos processos em papel, que era de cinco a oito meses para ser concluído, deu lugar à tecnologia em prol da celeridade.

Também em 2010, os pequenos cidadãos deixaram de ser apenas partes interessadas nos processos que chegam ao STJ.

Eles passaram a ter um canal de comunicação para entender o mundo do Direito: o STJunior,o site infantojuvenil do Tribunal da Cidadania.

O STJ foi o primeiro tribunal superior a criar uma página na internet totalmente voltada para esse público.

O STJunior foi projetado não apenas para traduzir a linguagem jurídica para crianças e adolescentes,mas também para que elas compreendam o papel da Justiça nas relações da sociedade moderna.

Com a ajuda de seis divertidos personagens e em formato de histórias em quadrinhos, o site explica o trabalho do STJ e a importância daqueles que fazem com que o Judiciário cumpra sua função de interpretar e aplicar as leis.

Outra novidade na rede foi a intensificação do uso do perfil oficial do STJ no Twitter, especialmente para o acompanhamento de julgamentos de grande interesse social.

Além das notícias relacionadas às decisões e atividades da Corte, o usuários encontram arquivos em MP3 com a versão em audio das notícias e o telejornal semanal da Casa, o STJ Cidadão.

A partir de agora, serão disponibilizadas também fotografias da sede do STJ e imagens históricas do Tribunal. O @STJNoticias já conta com quase 25 mil seguidores.

Abrir WhatsApp