04/08/2010 - 16:06

STJ elege Ari Pargendler para a presidência

Do jornal Valor Econômico

04/08/2010 - O ministro Ari Pargendler foi eleito ontem o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O cargo de vice-presidente será assumido pelo ministro Felix Fischer. A ministra Eliana Calmon foi indicada para a Corregedoria Nacional de Justiça, em substituição ao ministro Gilson Dipp, que passará a integrar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As nomeações ocorreram ontem durante sessão do Pleno do STJ, realizada com o fim do mandato do presidente Cesar Asfor Rocha, que estará à frente da diretoriageral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ainda não há data definida para a posse.

Os novos presidente e vicepresidente do STJ para o biênio 2010-2012 foram eleitos pelo critério de antiguidade e por aclamação, ou seja, sem necessidade de votação. Ao contrário de seu antecessor na presidência, o ministro Ari Pargendler é juiz de carreira. Natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, ele passou pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4a Região. Conhecido por sua discrição, assumiu o cargo de ministro do STJ em 1995, quando se licenciou da função de professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). "Espero que o tribunal cada vez mais se projete no cenário jurídico nacional", disse ontem Pargendler ao ser eleito.

Já oministro Felix Fischer nasceu na Alemanha. Ele também veio de uma carreira pública. Foi procurador de Justiça do Estado do Paraná e professor de direito penal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

A ministra Eliana Calmon, indicada para Corregedoria Nacional de Justiça, ainda passará por sabatina no Senado e aprovação da presidência da República. "Vai ser muito difícil substituir o ministro Dipp, que quebrou paradigmasno cargo e fez uma administração muito boa", afirmou a ministra.De acordo com ela, que é magistrada há 32 anos, irá assumir o novo posto sempre observando as questões ligadas à magistratura. "Sempre quis esse cargo e não vou decepcionar meus pares. Amo a magistratura e faço do meu trabalho a minha religião."