14/03/2013 - 10:16 | última atualização em 14/03/2013 - 15:38

STJ define lista tríplice para substituto de Massami Uyeda

Jornal do Commercio

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu ontem os três desembargadores estaduais que vão concorrer à vaga do ministro Massami Uyeda, que se aposentou no fim do ano passado. Foram escolhidos os desembargadores Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ- SP); Samuel Meira Brasil Júnior, do TJ do Espírito Santo, e José Afrânio Vilela, do TJ de Minas Gerais.
A lista tríplice foi definida após três escrutínios e, agora, será encaminhada à presidente Dilma Rousseff, a quem cabe nomear o novo ministro do STJ, após o magistrado ser sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e ter seu nome aprovado pelo plenário daquela casa.

Ao todo, 53 magistrados de tribunais de Justiça de 20 estados brasileiros concorreram à vaga do ministro Massami Uyeda. O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores provenientes dos tribunais de Justiça e um terço, em parles iguais, alternadamente, de advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal.