22/07/2009 - 16:06

Só 15% dos homicídios são esclarecidos no Rio, aponta estudo

Do jornal O Globo

22/07/2009 - Estudos feitos em cinco estados, por quatro universidades federais e uma particular, para medir a eficácia dos inquéritos policiais no país mostraram que o único estado em que o índice de elucidação de homicídios dolosos chega a 70% é o Distrito Federal, onde a maior parte é cometida por conhecidos da vítimas.

O Rio e Minas Gerais apresentaram os piores resultados, como noticiou ontem Berenice Seara em sua coluna no "Extra": de cada cem homicídios, 15 são elucidados.

Os dados fazem parte da pesquisa "O inquérito policial no Brasil: uma pesquisa empírica", feita, durante mais de um ano, no Rio, Pernambuco, Distrito Federal, Minas e Rio Grande do Sul. Segundo o sociólogo Michel Misse, coordenador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ e também do projeto, a situação é ainda mais grave na apuração de crimes contra o patrimônio: apenas 2% dos casos tem autoria relatada. Ele defende o fim do inquérito como é feito hoje.

Já o chefe de Polícia do Rio, Allan Turnowsky, defende o inquérito e diz que o problema é a falta de programas eficazes de proteção à testemunha e preservação de locais de crime.